Por
Susanna Vila
Parte da construção do seu
sucesso significa alcançar uma maior visibilidade para obter novos
recursos, incluindo voluntários. Se as ações que você concluiu
ganharam notoriedade, as chances são que você tem uma oportunidade
de atrair mais pessoas para a sua campanha. Comece recrutando
voluntários, mas lembre-se o quão importante é ter um plano de
gestão dos mesmos.
Recrutando…
Passo 1.
Em
primeiro lugar, levará algum tempo para avaliar as necessidades de
sua organização e de como você pode utilizar a ajuda de
voluntários. Que tipo de suporte você está procurando?
A
prestação de serviços diretos através do voluntariado
envolve a participação ativa em serviços administrativos no geral,
serviços de tradução, apoio na organização de eventos, e
solicitação de doações.
Voluntariado de serviços
especializados gratuitos são associações ou indivíduos exercendo suas
habilidades profissionais como web design, contabilidade, e
marketing.
Passo 2.
Que
tipo de compromisso você espera dos voluntários?
Prestação de serviço temporário ou efetivo? Elabore um texto de
convocação e envie-o por e-mail para recrutar voluntários, e
inclua uma descrição da sua organização ou campanha e quais
seriam as responsabilidades do voluntário, assim como as habilidades
específicas e disponibilidade de horário necessária. Você pode divulgar este anúncio em várias plataformas e mídias
sociais para recrutar voluntários.
Passo 3.
Confira
as diferentes ferramentas e plataformas disponíveis para a
divulgação de oportunidades de voluntariado:
- Adicione a sua organização
no Idealist
e em listas de classificados para oportunidades de voluntariado.
Idealist
é uma plataforma de renome e respeitada “onde as pessoas e
as organizações podem trocar recursos e idéias, encontrar
oportunidades e colaboradores, e tomar medidas para realizar mudanças significativas.
- Crie um perfil no Jumo,
onde qualquer um pode adicionar uma organização, desde que tenha um
EIN
(Employer
Identification Number),
então verifique e certifique-se que algum colaborador ainda não
tenha adicionado o seu grupo.
- Outros
sites que podem ser úteis:
- Care2
Pesquise por aí e descubra
quais os sites são fáceis de se usar e mais úteis a sua
organização.
Dica!
Quando for adicionar
informação pertinente ao seu anúncio, é muito importante
adicionar palavras-chave porque é por elas que os interessados em oportunidades encontrarão o seu anúncio.
Passo 4.
Antes
de se inscrever em diversas plataformas de mídias sociais para postar
oportunidades, olhe nas suas redes existentes, presença online e
estratégia na web.
- Pergunte
aos seus amigos e conhecidos. Pedidos feitos pessoalmente são muito
mais eficazes do que qualquer outro meio.
- Aproveite
as suas contas no Twitter e no Facebook para satisfazer às suas
necessidades.
Seus
anúncios devem ser diretos e claros sobre o tipo de ajuda voluntária
que você precisa, como “Procuro por voluntários para nos ajudar
em nosso próximo evento no dia [data do evento]. Você pode ajudar?
Envie um e-mail para [endereço de e-mail]” ou “Você pode nos
ajudar na divulgação de nossa petição?”
Dica!
Aproveite o contato de
networks como grupos de igreja, associações e etc para saber se
eles desejam fazer o mesmo que você.
Passo 5.
Lembre-se que bombardear a caixa de entrada dos
simpatizantes da sua causa é um ótimo jeito de conseguir
voluntários. Leia Como Aproveitar Com Sucesso a Sua Lista de E-Mail Para a Sua Causa. Lembre-se de
escrever no campo de assunto e no corpo do e-mail de forma clara e
use uma linguagem que encoraje os destinatários a partir para a ação
(e se voluntariar). Deixe claro que você não está solicitando
doações, mas sim que você está procurando ajuda e experiência
dos seus simpatizantes.
Passo 6.
Felizmente, as pessoas verão
as suas postagens e responderão que elas gostariam de prestar um
serviço voluntário para o seu grupo. Responda prontamente aos
pedidos de voluntariado e forneça informações adicionais e
detalhes. A qualquer momento que alguém se prontificar a ajudar,
pergunte se possuem amigos que poderiam se juntar a causa também.
Passo 7.
Reserve um pouco do
seu tempo para entrevistar e examinar cuidadosamente os possíveis
voluntários.
Voluntários
ocupam muito da disponibilidade de tempo dos coordenadores, então
faça um processo de triagem cauteloso para ajudar a eliminar os que
não forem suscetíveis de permanecer na causa por muito tempo. Se alguém quiser ser
voluntário, comece por reunir-se de 15 a 30 minutos com o candidato
a voluntário para falar sobre a organização, descobrir que tipos
de coisas o candidato está interessado em fazer, e determinar se
existe um serviço adequado. A entrevista também lhe dá uma
oportunidade para avaliar as necessidades do voluntário, e se os transtornos que ele
poderia causar não compensam as contribuições que ele possa dar.
Após a reunião, libere o entrevistado depois que você fornecer o
material informativo e peça-o para entrar em contato em breve, se
ele ainda estiver interessado na vaga. Isto pode ajudar a
excluir as pessoas desqualificadas do processo seletivo.
Gerenciando…
Passo 8.
Uma vez que você já
tenha selecionado os voluntários:
-É
uma boa idéia explicar-lhes a visão, os planos e como eles se
tornarão parte da equipe.
-É
uma ótima idéia dar aos voluntários novas atividades e maiores
responsabilidades conforme eles venham apresentando resultados ao longo
do tempo.
-Importantíssimo:
tenha um plano estabelecido de como se dará o treinamento dos
voluntários novatos.
Passo 9.
Elabore
um plano para a pessoa responsável pela supervisão e retenção
de voluntários. Este cargo é chamado geralmente de Coordenador
de Voluntários.
Invista também em seus melhores voluntários (capazes e fiéis)
recompensando-os com quantidades extras de treinamento.
Seja firme ao pedir a alguém
para se retirar do grupo quando os transtornos que causam forem maiores que as contribuições que prestam.
Passo 10.
Uma
habilidade fundamental para qualquer organização nova é a de gerir
uma alta rotatividade de voluntários. Isto resume-se essencialmente
a uma boa organização e arquivamento.
Muitas
ONGs têm a sorte de ter um escritório composto por voluntários,
mantenha algum tipo de registro na recepção ou na mesa do
voluntário. O registro é usado como um histórico de quem
telefonou, que procedimento foi feito, e que medidas foram tomadas.
Ele também é usado para fazer anotações sobre outros trabalhos em
andamento, e o que ainda precisa ser feito. Você pode fazer isso
usando o Google Docs.
Certifique-se
de incluir uma coluna indicando quem fará o quê, e outra para
marcar quando um trabalho foi concluído. Junto com o histórico,
você também deve manter um manual para os voluntários, com uma
série de descrições de trabalhos voluntários relevantes.
As
comunicações escritas e as boa práticas de manutenção de
registros são essenciais para manter cada voluntário informado
sobre as últimas realizações, e guiá-los na direção certa
quando se perguntarem o que precisa ser feito.
Passo 11.
É
uma boa idéia designar cada voluntário a uma equipe específica e a
um papel claramente definido. As descrições de trabalho devem
incluir, no mínimo, o seguinte:
-Cargo
-Propósito
-Responsabilidades
(incluindo a apresentação de relatórios)
-Habilidades
e conhecimento necessários
-Disponibilidade
de tempo requerida por semana ou por mês, localização, benefícios
e uma boa descrição das atividades do trabalho.
Às
vezes, é recomendado anexar informações adicionais a descrição
do trabalho, tais como mapa de localização, scripts de mensagens,
etc.
Passo 12.
Organize
eventos e encontros para os seus voluntários. Desta forma, eles se
encontram com os outros, fazem amizades e se sentem parte de uma grande
equipe.
Faça
uma reunião, juntando um grupo de voluntários para
aprender um conjunto específico de habilidades. Para seu próprio
bem, tente agendar o treinamento dos voluntários em conjunto e não
individualmente. Claro, alguns voluntários desempenham um papel
muito específico na organização e isso exigirá uma atenção
indvidualizada.
Faça
um evento para a equipe de trabalho, semelhante a uma reunião dos
voluntários, exceto que o objetivo é realizar uma determinada
tarefa. Esta é uma ótima maneira de entreter as pessoas que se
preocupam com as mesmas coisas e que realizam as tarefas propostas.
Passo 13.
Uma
vez que eles não são pagos por suas valiosas contribuições,
reconhecimento e recompensas são um aspecto importante do
voluntariado para a maioria das pessoas. Qualquer um quer saber que o
que está fazendo é importante, um componente crítico das
metas organizacionais gerais, e é função do coordenador deixá-los
a par de seu desempenho. Sempre agradeça seus voluntários.
Elogie-os quando eles fizerem um bom trabalho. Mande notas de
agradecimento para eles. Sempre que possível, agradeça-os
publicamente em seu boletim informativo, em seu site, durante seus
eventos. Dê títulos aos voluntários. Eles tem liberdade, eles
transmitem informações sobre o papel do voluntário, e podem ser
uma fonte de orgulho para muitos outros voluntários.
Recompense
seus voluntários sempre que possível com pequenas coisas como
passagens de ônibus, dinheiro para o estacionamento, belos cartazes,
camisetas, presentes e eventos sociais ou festas.
Passo 14.
Recrutamento
é um trabalho contínuo para o coordenador de voluntários - sempre
que alguém manifestar interesse pelo seu trabalho, é uma
oportunidade para recrutar um voluntário.
Outros
bons lugares para recrutar voluntários estão em murais, comícios,
eventos educacionais, reuniões e qualquer hora que você esteja
falando.
A folha
de inscrição é uma ferramenta útil de se usar, e deve incluir
pelo menos campos para o nome, números de telefone, endereço de
email e interesses.
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