Por Susannah Vila
Eventos presenciais podem aumentar a
conscientização sobre a sua causa, trazer novos participantes e
fundos, e reforçar o papel da sua organização dentro da comunidade
com a qual você trabalha.
Como já disse o CEO e co-fundador da Meetup, “aprender a usar a internet para tirar as pessoas da internet é a jogada.”
Como já disse o CEO e co-fundador da Meetup, “aprender a usar a internet para tirar as pessoas da internet é a jogada.”
Aqui vão algumas dicas para levar a ação do mundo online para o real com êxito.
Passo 1.
Desenvolva um propósito e objetivo para seu
evento. Enquanto você planeja, você deve considerar o que e como
ele acrescentará à sua comunidade e à sua causa.
Passo 2.
Assegure-se de que o objetivo é tangível: defina
o que você quer ver realizado no dia após este evento. Considere
publicar este objetivo. Por exemplo, anuncie que você está tentando
conseguir com que cem estudantes apareçam e apoiem sua causa.
- Não prometa em demasiado! Coloque um objetivo que seja ao mesmo tempo impressionante e possível.
- Você deve ter em mente objetivos orientados à ação: O que você quer que os cem estudantes que apareceram façam no próximo dia? Como você fará com que eles continuem envolvidos?
- Seus objetivos devem ter um perfil ESPERTO: Específicos Palpáveis Exequíveis Realistas e com um Tempo Objetivo a ser cumprido.
Passo 3.
Ponha-se na pele do público alvo. Se você quer
mobilizar pessoas como você mesmo, que tipo de eventos você e seus
amigos frequentam? Se é um público diferente, por que tipo de
eventos este público pode ser atraído? O que importa para eles?
Passo 4.
Organize um time forte. Você deve ter pelo menos
cinco pessoas trabalhando com você no evento, cada uma com tarefas
diferentes que pode mudar dependendo da especificidade do evento.
Exemplos de papéis podem incluir:
- Coordenador do Evento – O responsável por acompanhar cada um dos membros e manter a todos no caminho certo;
- Coordenador da Divulgação – O responsável por contactar as organizações locais e pedir a elas que promovam o evento. Pode também focar em tarefas de promoção como a panfletagem.
- Coordenador de Imprensa – O responsável por convocar ou coordenar qualquer veículo de mídia. Isso pode incluir tanto propagar palavras sobre o evento antecipadamente quanto garantir que as coisas funcionem bem para qualquer imprensa que compareça.
- Coordenador dos Porta-vozes – O responsável por coordenar quaisquer porta-vozes, assegurando que eles cheguem no horário combinado, e garantindo que todas as dúvidas que tenham sejam esclarecidas.
- Outros: Responsável pela Logística, Coordenador do Voluntariado, Coordenador das Inscrições, Divulgador na Internet, etc.
Passo 5.
Orçamento. Dê uma olhada nas
finanças da sua equipe. Quanto dinheiro vocês têm e quanto
dinheiro vocês vão precisar arrecadar para realizar o evento? Veja
abaixo algumas coisas que devem ser consideradas ao angariar fundos:
- Seja realista quanto a suas metas de arrecadação. É muito melhor estimar pouco dinheiro deixando o restante para eventos futuros do que estimar muito e ficar com prejuízos.
- Tenha em mente que o seu planejamento orçamentário vai mudar na medida em que você for planejando o evento. Um planejamento flexível é adequado contanto que ele não exceda o montante final.
- Sempre inclua em suas estimativas uma margem para taxas, preços crescentes ou necessidades adicionais.
- Sempre mantenha na lista um item que consuma uma porcentagem de 10 a 15% para despesas eventuais. (Não mexa nisto até o dia do evento. É apenas para emergências!)
- Determine o quanto as necessidades irão custar. Exemplos de necessidades: panfletos, cartazes, ponto de encontro e hospedagem.
Passo 6.
Agora que você sabe quanto precisa ser gasto,
comece a pedir doações dos membros da comunidade. Peça a empresas
locais que doem espaço ou a restaurantes que doem comida. Ao pedir
doações, é melhor fazê-lo por escrito (você pode mandar um
e-mail!), compartilhar seu orçamento com o doador em potencial, e
ainda listar um item com o qual ele poderia contribuir. Enfatize o
quanto a doação beneficiará a comunidade local.
Dica!
Nunca se esqueça de perguntar a si mesmo
como amplificar seus esforços do mundo real no mundo online
e vice-versa. Sua organização online deve ser
completamente integrada com seus eventos. (N. do T.: Um exemplo
bem-sucedido disso seria o Instituto Mises Brasil, que sempre filma
seus cursos e palestras presenciais e deixa os vídeos disponíveis
na internet.)
Passo 7.
Promova. Use cada
ferramenta online disponível
para promover seu evento. E então, fora da internet,
encoraje a comparecer participantes e membros que poderiam estar
interessados. Ou faça isso em uma mídia diferente da internet.
Dica!
Tire proveito de cada parceria que você tenha
feito, seja a com os doadores de comida, seja a com o empresário que
lhe cedeu o espaço, seja a com organizações de fins similares da
comunidade. Mesmo que você não tenha trabalhado com outras
organizações de fins similares, peça a elas que ajudem a promover
o evento. Quanto maior o número de pessoas com quem você se
associar, maior o número de pessoas que estarão comprometidas com a
causa, e que portanto ajudarão propagar a palavra.
Passo 8.
Colete informações dos participantes. O
ideal é que isso seja feito no momento da inscrição e que seja
utilizado para continuamente lembrar os inscritos de participar.
Adicionalmente, se eles compareceram ao seu evento, significa que
eles estão pelo menos um pouco interessados na causa e estarão mais
receptivos a um e-mail ou ligação telefônica do que uma pessoa
comum (em especial se eles se divertiram). Não se esqueça de ter no
evento uma tabela de inscrições onde as pessoas informam se elas
responderam ao convite feito ou simplesmente apareceram.
Dica!
Não escolha um local muito grande — um monte de
espaços vazios não parecerá atraente. Não faça do seu evento
algo muito longo, porque assim você pode acabar perdendo a atenção
das pessoas. Sempre reserve o local para um tempo maior que o ocupado
pelo evento, para que as pessoas possam chegar mais cedo e sair mais
tarde — mas nunca forneça uma programação mais longa que duas
horas. (N. do T.: Para os Estados Unidos, país no qual e para o qual
o texto foi originalmente escrito, esta última dica é perfeita. No
Brasil, onde o costume é chegar com atraso a eventos, não sabemos
até onde isso se aplica.)
Passo 9.
Compartilhe seu evento com a imprensa. Divulgue a
eles o horário em que o evento deverá atingir o seu auge — se os
jornalistas forem, garanta que eles cheguem no melhor momento do
evento.
Passo 10.
Escolha as ferramentas organizacionais corretas.
Há ferramentas gratuitas disponíveis para ajudar você e sua equipe
a planejar o evento. Eis aqui algumas:
Google Wave, Google Docs,
e Google Calendar: Essas ferramentas colaborativas
permitem que diferentes membros o que eles estão cumprindo de suas
tarefas em tempo real, para que não haja nunca duas pessoas fazendo
a mesma coisa ao mesmo tempo sem necessidade e o consequente
desperdício de recursos.
Skype: Use o Skype para
conferências e conversas sobre o planejamento do evento. A troca de
ideias por vídeo ou áudio pode fazer com que o processo criativo
seja muito mais fácil e rápido. O Gchat também é uma forma
simples de realizar conversas em áudio e vídeo.
PB Works ou Mediawiki:
Mediawiki (o software que roda o conteúdo da Wikipédia)
permite que você e seus companheiros de organização compartilhem
notas uns com os outros, editem informações, e organizem conteúdo.
O PBworks também possui um serviço de notificações RSS e alguns
outros aspectos mais.
Facebook: A função “Evento”
do Facebook é uma boa forma de criar facilmente uma lista de
convidados para seu evento e espalhar a palavra para pessoas
diferentes. É útil principalmente se sua organização já está no
Facebook como página. Essa base de pessoas que “curtiram” sua
página pode ser aproveitada para promover o evento. Há vários prós
e contras que devem ser pesados antes de decidir usar o Facebook para
promover seu evento.
Prós:
• Fácil para pessoas dizerem se comparecerão;
• Fácil de promover;
• Permite que as pessoas vejam se seus amigos
comparecerão — na medida em que as pessoas respondem ao convite
afirmativamente, “histórias” começam a aparecer nas páginas
iniciais de outras pessoas, o que ajuda a espalhar sobre o evento no
boca a boca online.
Contras:
• Pessoas que respondem afirmativamente ao
convite com o clique de um botão não se sentirão fortemente
compelidas a aparecer de verdade;
• A função não permite que você colete
informações de contato das pessoas que respondem afirmativamente.
Avalie esta opção cuidadosamente antes de decidir se você a usará
para promover o evento ou se o melhor para convidar pessoas não é
fazer uma corrente de e-mail.
Anúncios no Facebook:
Ao fazer um orçamento para um evento, anúncios
no Facebook devem ser levados em consideração. Esses anúncios são
baratos (você pode tanto pagar por aparecimento quanto por cliques
dados nele) e podem ganhar o benefício de que o Facebook é uma rede
social. Por exemplo, anúncios podem ser mostrados apenas para
pessoas que já têm um amigo que declarou que comparecerá ao
evento. O fato de que o amigo vai também é mostrado junto com o
anúncio. Isso então cria um incentivo social para que as pessoas
confiram o evento ao qual os seus amigos comparecerão.
Uma nota sobre as respostas aos convites:
Mesmo que o Facebook não permita que você
facilmente recolha informações de contato para pessoas listadas
como “Sim” ou “Talvez”, certas medidas podem ser tomadas.
Mensagens podem ser enviadas pela plataforma de conversa do Facebook
pedindo às pessoas que respondam se irão ou não (se elas não
responderam ao convite já enviado) ou as lembrando de ir (se elas
disseram “Sim” ou “Talvez”).
Além disso, para eventos para os quais se espera
menos de cem pessoas, é melhor gastar o tempo necessário para
enviar mensagens individuais em privado do que usar o recurso
padrão “Evento.” Já foi provado que isso aumenta dramaticamente
a participação.
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Tradução: Mari Ferreiro
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