Por Liss Nup
Reunir um grupo diversificado de pessoas para
atingir um objetivo comum é uma tarefa difícil, que requer uma
série de habilidades sociais e de grandes investimentos de tempo e
outros recursos importantes. Sempre que possível, é aconselhável
utilizar no início os serviços de um especialista em organização
de grupos para auxiliar na obtenção dessa meta. A organização
estudantil constrói grupos no campus universitário a partir do
zero, criando uma nova liderança onde não havia e organizando os
estudantes desorganizados. É um processo baseado em valores, onde as
pessoas se reúnem para agir no interesse dos alunos e do bem comum.
Passo 1.
Ouvir
os outros e descobrir interesses comuns através de reuniões
individuais, sondagens, etc. Para começar, você vai precisar de um
pequeno grupo de pessoas comprometidas que compartilham o mesmo ponto
de vista sobre as necessidades do local onde vocês pretendem atuar
e partilhar a sua vontade de formar uma associação para tratar de
questões locais.
Este pequeno grupo de indivíduos é referido como o
grupo principal.
O
número final de integrantes no seu grupo
principal dependerá da quantidade de
pessoas que você sente que irá ajudar melhor a definir a
importância das questões sobre as quais o grupo irá se debruçar.
É importante que os membros deste grupo
principal sejam capazes de trabalhar
bem em conjunto e compartilhem uma visão semelhante sobre as
questões importantes que afetem o seu âmbito de interesse. Os
membros do grupo principal
devem sentir a necessidade de formar uma associação para tratar de
questões pontuais.
Na
medida do possível, garanta que os membros do grupo principal espelhem todo o campus universitário, seja por meio da associação,
parentesco ou representação. Inclusão é essencial para evitar ser
visto como “elitista.”
Nota: Restrinja o número
de integrantes do grupo principal a no máximo 10 pessoas.
Passo 2.
Antes de começar a sugerir que os estudantes se
organizem, você deve convence-los dos benefícios de formar uma
associação estudantil. Alguns dos pontos a serem frisados são que
as associações estudantis:
Ajudam a
alcançar os objetivos comuns dos estudantes
Autoriza os
universitários a controlar o que acontece no campus
Fornece aos
universitários um canal de comunicação com os diretores, decanos,
chefes de departamento, professores e outros grupos influentes
Ajuda os
estudantes a trabalhar em prol da preservação e aperfeiçoamento da
universidade
Possibilita aos
estudantes tomarem parte dos processos decisórios que orienta as
ações da universidade
Planejam
atividades culturais no campus universitário
Oferecer um
ambiente onde os segmentos mais dispares podem ser agrupados e
fortalecidos pelos laços feitos entre si.
Dica!
Quando estiver recrutando, mire nos seguintes
grupos de interesse:
Estudantes
seletos para representar cada área [exatas, biológicas e humanas]
e seus respectivos cursos mais influentes.
Comércio
interno do campus
Proprietários,
administradores e residentes de repúblicas ou pensionatos
Profissionais
de renome: no mínimo os que representam os cursos mais expressivos
nas áreas de exatas, biológicas ou humanas.
Professores,
funcionários administrativos, decanos, diretores ou pró-reitores
Pessoas que tem
um ponto de vista respeitado por outros membros [alunos e/ou
funcionários] da universidade
Quando
conseguir um número de 5 a 10 pessoas comprometidas com o projeto,
passe para o Passo 2.
Dica!
Se o grupo principal se tornar muito numeroso,
ficará impossível de se gerenciar e resultará em baixa
produtividade.
Passo 3.
Reúna-se informalmente com o grupo principal.
Marque o encontro em um lugar confortável de fácil acesso, como a
casa de alguém. Faça isso o mais rápido possível, antes que os
contatos percam o interesse. O primeiro encontro do grupo principal é
muito importante. Ele define o tom das futuras reuniões. É
fundamental que esse encontro seja bem organizado. Tenha uma lista
provisória de atividades a serem feitas ou consideradas. Mantenha o
encontro breve. Uma hora é tempo mais do que suficiente para a
maioria das reuniões. Se possível, distribua [com uma semana de antecedência] a todos os membros do
grupo uma cópia provisória da pauta de reunião.
Sugira e acorde planos de curto
prazo. Como você pode envolver mais pessoas para decidir o que deve
ser feito na universidade? Depois que o grupo
principal definiu metas principais e
tarefas, o tamanho da organização, naturalmente se expandirá
enquanto comitês e grupos de trabalho são formados para atingir os
objetivos do grupo estudantil.
Este
é também um bom momento para começar a indagar sobre as fontes para o capital inicial e outros tipos de recursos disponíveis para
ajudar o seu grupo com tais coisas como folhetos de impressão,
manutenção de registros e para ajudar com o custo de envio ou
distribuição de informações para a comunidade. Se você está
organizando uma comunidade onde a dificuldade financeira é uma
questão importante, considere a busca de fontes de financiamento de
organizações de caridade, ou associações mais abastadas.
Durante esse encontro inicial o grupo precisará
de:
Escolher um presidente - Um bom organizador sempre
colocará a consecução dos objetivos da organização acima de ser
eleito como presidente. Então, se o grupo decide selecionar alguém
que não seja a pessoa que convocou o grupo, isso não impede que essa
pessoa seja um participante ativo no processo em curso. Haverá
muitas outras oportunidades para utilizar suas habilidades de
liderança. Esse papel deve ser temporário, porque o grupo deve ter
uma voz na escolha de uma liderança permanente.
Determinar os limites da universidade - Um passo
importante no início de um plano de ação é determinar os limites
da universidade. Limites típicos podem ser determinados por estradas
ou características naturais ao longo da fronteira da universidade.
Uma análise de um mapa de localização e um circuito ao redor da
área pode sugerir limites lógicos para uma área de tamanho
administrável.
Crie
uma lista completa de indivíduos da universidade - uma vez que os
limites tenham sido determinados, deve ser feita uma lista completa
de estudantes, funcionários e comerciantes. A lista deve ser mantida
atualizada durante todo o processo para permitir que todas as pessoas
se envolvam. Para obter uma lista completa, você pode precisar bater
de porta em porta.
Debata as
ideias de cada pessoa envolvendo os problemas e necessidades da
universidade.
Selecione uma
questão para os universitários se mobilizarem em torno. Essa
questão deve ser de fácil assimilação, e exposta de uma forma que
possa ser comunicada facilmente e compreendida pelas mídias
impressas, revistas, panfletos e brochuras, e se espalhar pelo
boca-a-boca.
Discutir metas, projetos e preocupações - É
muito importante que os objetivos iniciais do grupo sejam simples, de
curto prazo e facilmente realizáveis. O sucesso atrai ainda mais
sucesso. Se você achar que o grupo tropeçou no caminho e não
parece querer seguir em frente, muitas vezes a causa está nas metas
muito complexas e difíceis de alcançar.
Iniciar discussões sobre as formas de se atingir
as metas - Para começar, uma lista elaborada rapidamente de ações
e táticas em potencial é uma boa maneira de manter o foco e a
energia. Mantenha essa espiral sob controle em uma discussão ausente
de divagações sobre os prós e contras de atividades individuais, e
evite que a ação de quem quer que seja domine a discussão muito
cedo no processo de planejamento ou o seu grupo organizado pode ser
transformado em um grupo de protesto sem objetivos acordados,
estrutura ou métodos.
Identificar e recrutar líderes adicionais -
Identificar outros líderes em potencial da universidade. A
importância de um conjunto qualificado de liderança é muitas vezes
ignorado quando um grupo estudantil se desenvolve. Uma liderança
forte dá uma orientação organizacional, estabilidade e
continuidade ano após ano, a motivação para agir, e unidade de
propósito. A tarefa de recrutar e formar líderes tem que ser uma
atividade contínua durante a existência de qualquer grupo
estudantil.
Determinar as
especialidades, talentos e disposição para participar – identifique qualquer talento especial, perícia, habilidades,
recursos úteis e/ou qualquer área especial de interesse que
qualquer membro possa ter. Também determine a disposição de
participar e de ajudar de cada membro do grupo principal.
Nota: Alguns
membros podem não ter disponibilidade para comparecer nas reuniões,
mas possuem uma habilidade especializada que pode ser útil para o
grupo mesmo que eles não compareçam nos encontros. Seja flexível e
permita que os integrantes tenham várias maneiras de participar,
enquanto mantém o fluxo de comunicação igualmente entre
participantes assíduos e não-assíduos para que ninguém se sinta
excluído.
Determine a frequência mínima, tempo e local
para os membros comparecerem aos encontros regulares – O grupo
principal precisará se reunir
diversas vezes antes que esteja preparado para promover uma reunião
aberta a todos os universitários. O grupo principal
deve se reunir quantas vezes for preciso para formalizar uma
estratégia organizacional antes promover a primeira reunião aberta a todos
os universitários do campus. Uma vez que a massa universitária
esteja envolvida o grupo principal
continuará se reunindo como um conselho consultivo para a
recém-formada associação universitária.
Alguns pontos para se ter em mente:
Suas
contribuições para a universidade são suas habilidades e
capacidade de se organizar. Portanto, procure delegar
responsabilidades aos outros.
Você deve
procurar continuamente por líderes em potencial, ao invés de se
contentar com apenas um ou dois.
Líderes podem
ficar exaustos. Foque-se em delegar tarefas, dividir tarefas, e ter
suplentes regularmente a disposição que estejam engajados e
preparados para segurar as pontas quando for necessário.
Mantenha sua
organização aberta e flexível o suficiente para receber novos
membros e líderes para a sua associação estudantil.
A importância de uma liderança qualificada é
muitas vezes ignorada durante o desenvolvimento da associação
universitária. Uma liderança forte fornece a uma organização:
Orientação
Estabilidade
Continuidade
ano após ano
Motivação
para agir
Unidade de
propósito
Passo 4.
Promova uma reunião estudantil ampla – Procure
chegar a um acordo em relação aos interesses comuns e prossiga com
os primeiros passos para lidar com um problema. Agende uma próxima
reunião se necessário.
Como você adiantou o assunto com os membros do
grupo principal, e todos eles partilham um ponto de vista semelhante,
a discussão será focada e fuirá bem para acomodar os interesses
dos membros do grupo principal.
Siga as orientações para reuniões do grupo
principal, mas complemente com ações para comunicar detalhes para
um público mais amplo usando posters, flyers, boca-a-boca etc. Sua
primeira reunião aberta a todos do campus será difícil de prever
em termos de quantidade de pessoas, então escolha um lugar onde um
grupo pequeno não pareça “insignificante” mas que tenha espaço
para acomodar um grupo maior caso os seus esforços atraiam um
público maior. Se você possui um bom nivel de planejamento e
comunicação, você terá uma platéia considerável a sua
disposição, dependendo do apelo emocional causado nos
universitários pelo assunto que será abordado.
Passo 5.
Questões de investigação,
mais detalhadas, originadas das preocupações surgidas em reuniões
estudantis. Identificar as partes interessadas (autoridades
governamentais, empresas, funcionários e estudantes do ensino
superior que provavelmente têm um auto-interesse no assunto).
Considere a formação de subcomissões para espalhar a carga de
trabalho e permitir que qualquer conhecimento de causa seja objeto de
uma utilização eficaz, mantendo a todos interessados.
Passo 6.
Escolha uma questão para começar. Uma boa
questão:
Será uma
melhoria na vida dos estudantes
Será
específica e possível de ser ganha
Terá um alvo
bem definido e específico
Será
harmonioso entre os estudantes
Formará
lideranças (muitas pessoas devem ser capazes de se envolver e
colocar a mão na massa)
Levará a novas
questões, relacionadas com o auto-interesse das pessoas
Será
consistente com os valores e a visão do grupo
Desenvolverá
uma sensação de importância para o grupo
Dica!
Fuja da tentação de começar por uma questão
que seja complexa e/ou de longo prazo, pois você estará se
arriscando a sobrecarregar membros novatos e inexperientes e
condenando o seu projeto a um fracasso prematuro.
Passo 7.
Decida
o que fazer a respeito de alguma questão específica! Irá fazer
reuniões com os funcionários da universidade para garantir o
comprometimento deles? Você vai usar os meios de comunicação? Como
você vai procurar envolver mais pessoas? Como você vai fortalecer a
sua organização? Faça planos com base no que você aprendeu ao
falar com as pessoas e em suas investigações. Você pode decidir
que é preciso fazer um pouco mais de pesquisa, se acontecer algo
inesperado. Faça mais pesquisas e mude seus planos a partir disso.
Dica!
Guarde sempre consigo uma cópia de seus planos e
mantenha-a atualizada. Isso irá fornecer as orientações
necessárias para a sua organização no futuro próximo.
Passo 8.
Coloque seus planos em prática!
Passo 9.
Avalie o que foi feito – aprenda com seus erros
e acertos.
Promova uma reunião de análise de resultados com
os elementos-chave. As coisas saíram como foram inicialmente
planejadas? Como a liderança se saiu? Há algo que poderia ter sido
feito de outra maneira? Houve a formação de novas lideranças?
Houve algum ganho nessa experiência para a organização? Qual? Se
alguma parte do planejamento falhou, façam um debate franco e aberto
sobre isso o quanto antes, pois os acontecimentos ainda estão
frescos na memória de todos os envolvidos, e antes que qualquer
desilusão tenha tempo de se formar. Seja positivo e objetivo, e
mantenha uma ênfase no aprendizado. Fuja da tentação de colocar a
culpa em cima de alguém ou de um grupo.
Passo 10.
Comemore! Voluntários que nunca se divertiram
podem ficar esgotados. Então faça uma festa! Convide a mídia [pode
ser o jornal ou TV local da universidade] e todos que ajudaram na
consecução do objetivo.
Passo 11.
Construa uma nova liderança no seu grupo – Se
você encontrou ótimos líderes durante sua empreitada,
certifique-se de dar-lhes uma chance de liderar.
Uma parte do seu trabalho como organizador
estudantil é identificar e formar líderes. A tarefa de recrutar e
treinar líderes é uma atividade constante durante toda a existência
de sua associação estudantil. Quando estiver a procura de novos
líderes para a sua organização, preste atenção nos indivíduos
que demonstrem que:
Querem que eles
e o seu grupo sejam bem sucedidos na tarefa proposta
Se comunicam
bem com as pessoas
Conseguem
motivar os outros para tomar parte de uma ação em prol de uma causa
Estão bem
informadas sobre a universidade, seus integrantes e seus interesses
Possuem um
lealdade com a universidade e a associação de estudantes
Sabem como
compartilhar o poder
Dica!
Nunca
tente fazer tudo por conta própria. Delegue responsabilidades a
outros membros do grupo.
A
lista abaixo é uma de possíveis responsabilidades que podem ser
delegadas a outros membros do grupo
principal:
COORDENE
UM INVENTÁRIO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO
Um
inventário do campus universitário é uma coletânea de fatos sobre
a área incluindo a população, tipos de cursos oferecidos, biblioteca, professores, técnicos administrativos, terreno
e outros elementos únicos do campus.
IDENTIFICAÇÃO
E PRIORIZAÇÃO DE PROBLEMAS
Problemas
e preocupações podem ser identificados através de pesquisas
enviadas aos estudantes ou através de uma série de reuniões
universitárias. As preocupações podem lidar com currículo, professores, métodos pedagógicos, biblioteca, estágios profissionais, segurança, melhorias estruturais, ou outras
preocupações especiais de interesse.
REVEJA
AS METAS PARA UNIVERSIDADE
O
projeto de planejamento deve ser revisto e alterado à medida que
continua a se formar.
PLANEJAMENTO
DE AVALIAÇÃO E REVISÃO
O progresso do plano deve ser monitorado e
avaliado regularmente para garantir o seu sucesso. Avaliações
periódicas devem ser feitas para reconhecer os sucessos, detectar
problemas e sugerir melhorias no programa.
Passo 11.
Agora
que você criou com sucesso um grupo de estudantes e como ação
inicial procurou descobrir o que as pessoas acham de uma idéia
específica antes de colocá-las em prática, é hora de usá-la como
uma base para o futuro, com um plano de longo prazo. Se uma
universidade é vista como uma instituição que produz conhecimento e prepara intelectual e profissionalmente seus estudantes e como
um investimento contínuo para o seu futuro, então medidas precisam
ser tomadas para elaborar as mudanças que irão ocorrer. Um plano,
para ser implementado na universidade, é um modelo
que fornece uma estrutura para a tomada de decisão no presente e no
futuro. A qualidade de ensino e o progresso científico e cultural de uma universidade dependem da capacidade de
seus estudantes para planejar o seu futuro. Um plano educacional contém
várias declarações sobre o que os estudantes gostariam de ver
acontecer (metas) e princípios que eles gostariam que fossem
seguidos (políticas). O plano também contém sugestões de
estratégias sobre como atingir os objetivos. Lembre-se de que nem
todo objetivo requer mudanças. Por exemplo, se uma comunidade
desfruta atualmente um determinado serviço que deseja manter, o
objetivo é manter esse aspecto, enquanto prosseguem as mudanças em
outras áreas.
Diretriz de
Desenvolvimento Anual do Campus Universitário:
Identifique de
uma a três questões que são de preocupação geral dos estudantes
Forme um comitê
para cada questão para acelerar a resolução da mesma
Identifique os
recursos disponíveis que podem ser utilizados para auxiliar o comitê
Identifique as
estratégias e metas
Chegue a um
acordo sobre a frequência em que os progressos serão análisados, e como
serão medidos
Implemente as
estratégias
Passo 12.
Volte ao passo 1!
Obviamente, quando você tem um
grupo organizado, você não tem que criar um grupo novo para cada
questão. No entanto, temos sempre que continuar a ouvir e atrair
novas pessoas. Algumas pessoas podem querer trabalhar em cima de uma
nova questão, mesmo que não estivessem interessados nas anteriores.
Lembre-se que, na maioria dos casos, frequentemente as pessoas
preferem se reservar e ver se sua idéia é bem-sucedida antes de
comprometer tempo e energia com isso. Não se ressinta com estes
“retardatários:” eles são tão essenciais para o grupo como os
fundadores, pois sem o seu apoio em massa, você é muito menos
eficaz e menos suscetível de ser aceito por todo o campus.
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