Por
Susannah Vila
Você
mobilizou várias pessoas que não foram acionadas anteriormente, o
que todavia de forma alguma significa que estejam treinadas. Cabe a
você, e a ninguém mais, conduzi-las à organização. Você estará
disposto a entrar em contato com os novos membros hoje e, se
necessário, nas próximas semanas?
Passo 1.
A essência de uma organização eficiente são
suas pessoas. É crucial uma boa gestão de contatos, e vale a
pena gastar seu tempo para organizar seus contatos meticulosamente e
mantê-los atualizados.
Isso significa, no mínimo, manter uma lista geral
completa com nome, e-mail, telefone celular, Twitter e/ou Facebook.
Melhor ainda, também inclua profissão,
habilidades, interesses de voluntariado e um histórico de suas
contribuições.
Dica!
Não deixe que qualquer voluntário administre
essa lista pra você. Tenha a certeza de que o gestor da lista é
confiável e preciso.
Passo 2.
Crie cópias de tudo que seja importante – sua
lista deve estar disponível em diversos HDs e em inúmeros serviços
de armazenamento de dados online (servidores de nuvem). A lista de
contatos de uma organização é o seu bem mais precioso. Ela deve
ser protegida e também considerada confidencial. Faça BACK UP da
sua lista de contatos regularmente!
I.E...
Organizadores devem salvar os nomes e as
informações para contato de cada um no Google Docs e também
Offline [*] para o caso de perderem acesso ao Facebook ou a internet.
Saiba como agir em caso da perda de acesso à internet.
Passo 3.
Colete e-mails de todos que você puder, telefone
para alguém para atualizar seus dados caso o e-mail antigo não
funcione mais, e faça backup da lista freqüentemente.
Passo 4.
Faça listas diferentes para propósitos
diferentes. Por exemplo, uma lista para adesões, outra lista para o
comitê de direção, outra para as pessoas interessadas no seu
trabalho.
Passo 5.
Correntes telefônicas são uma forma extremamente
prática de transmitir informações complicadas, alcançar aqueles
sem e-mail, e rapidamente reunir as tropas. No entanto isso requer
que alguém seja o coordenador da corrente telefônica.
Uma corrente telefônica é uma estrutura
piramidal que se inicia com um coordenador chamando vários outros, e
fornecendo-lhes as informações para passar adiante. Por sua vez,
eles ligam para os telefones de suas listas, que passam a ligação
adiante, e assim sucessivamente, até que a lista completa tenha sido
convocada.
Cada integrante normalmente é capaz de contatar
de 3 a 10 pessoas. Enquanto as ramificações prosseguem, e cada
membro ativo passa a mensagem adiante, o número de pessoas que pode
ser alcançada cresce exponencialmente – em outras palavras, muito
rápido!
Dica!
Considere usar uma ferramenta como o Frontline SMS
para armazenar e administrar todos os números telefônicos dos
membros do grupo.
Passo 6.
Gerenciamento do tempo – “ativistas” são
chamados assim por uma razão. Porque tendem a ser incrivelmente
ativos ao fazer trabalhos considerados fundamentais nessa vida. O
gerenciamento do tempo é a arte de tratar do que é importante e
urgente, e saber o que deixar para depois. Gerenciamento do tempo é
também a arte de planejar seus projetos, incluindo cronogramas,
recursos necessários e hierarquia de tarefas – em outras palavras,
que tarefas dependem da conclusão de outras para que sejam
concluídas?
[*] O termo “offline” quer dizer que foi feito
um backup do material, independentemente da necessidade de conexão
com a internet.
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