Por Susannah Vila
O Facebook,
se combinado com a mensagem certa, o ambiente certo e as pessoas
certas, pode de fato ajudar a tirar multidões enormes da inércia.
As novas tecnologias facilitam o envio de informações para muito
mais pessoas, de forma muito mais rápida. O
resultado? Quarteirões e praças cheias de manifestantes.
Mas isso significa que você criou uma mudança duradoura? Não necessariamente. É muito bom e essencial para um movimento ter algum sucesso, mas é ainda mais importante capitalizar em cima desse sucesso, reagrupar e levar o seu movimento para a próxima etapa.
Aqui estão alguns passos de como proceder.
Passo 1.
Capitalize em cima do
seu sucesso! Embora seja essencial atingir os
objetivos, é ainda mais importante capitalizar em cima desse sucesso
e se reagrupar. Aja rápido, aproveitando para aumentar a
visibilidade e a conscientização para obter mais recursos para sua
campanha: solicite conselhos estratégicos de pessoas [de fora do
movimento] com mais experiência, recrute novos membros e voluntários,
se você precisar de financiamento, então agora é a hora de
fazê-lo.
Passo 2.
Seja
mais organizado. Você mobilizou muitas pessoas que não foram
anteriormente acionadas, mas isso não significa que elas estejam
treinadas. Cabe a você organizá-las. Como você contacta os novos
membros hoje e, contactará se necessário, nas semanas seguintes?
Sempre que possível, colete e-mails, números de telefone celular,
nomes de usuário do Twitter e URLs de Facebook e guarde-os em um
documento que será salvo em mais de um lugar.
Dica!
Você
pode usar a função informações
para descobrir quem gosta de sua página no Facebook, e postar
atualizações que serão enviadas apenas para as pessoas de certas
regiões ou grupos seletos.
Passo 3.
Crie
uma nova visão e uma nova teoria de mudança! Reconcilie o seu objetivo
original com os acontecimentos recentes e identifique uma nova visão
de longo prazo para a mudança. O novo plano além de incluir uma
compreensão do que você deseja alcançar, também deve descrever
como alcançá - lo. Elabore um cronograma claro e definido que
inclua suas próximas ações - por exemplo, protestos semanais - e
como eles vão aproximá-lo do seu objetivo de longo prazo.
Passo 4.
Obtenha
feedback! Sua campanha não foi bem sucedida apenas por causa das
pessoas mais atuantes, mas sim por causa de todos os envolvidos - é por isso
que é tão importante perguntar as pessoas que participaram qual
deverá ser o próximo passo. Não decida nada individualmente ou com
um pequeno grupo de integrantes mais engajados.
Caso lhe perguntem qual será o seu próximo passo, exclame: “Pergunte ao Facebook.” Isso é mais fácil de dizer do que fazer, mas o sentimento é muito preciso: ao identificar uma nova visão para a sua campanha, torne-a tão fácil quanto possível para os membros decidirem.
Passo 5.
Torne a sua nova visão pública: É inútil
perguntar no Facebook se ninguém compreende a proposta. Elabore um
documento interno para circular entre os organizadores com o feedback
que você recebeu. Compartilhe com todos os envolvidos. O processo de
se organizar pelo feedback pode ser tão transparente e público como
qualquer outro aspecto de sua campanha.
Quando uma decisão for tomada, divulgue-a em todo o lugar – no Facebook, no seu website, no seu Twitter, e numa corrente de e-mail – para que todos possam estar por dentro do assunto.
I.E...
Uma boa prática é utilizar o Facebook e
criar um “fórum” no Google Moderator, a fim de questionar os
membros sobre o que eles consideram que
deve ser feito a seguir, pois, caso lhe falte um plano em mãos,
através da dinâmica desse feedback e da ação conjunta baseada
nele, há mais chances de acerto.
Passo 6.
Baseado no seu plano modificado, crie um novo
cronograma de campanha com novas táticas e objetivos de curto prazo.
Ao fazer isso, você terá que refletir bastante sobre o quanto as
coisas mudaram devido ao seu empenho, e quais conseqüências dessa
mudança se apresentam para a próxima fase da sua campanha.
Pergunte-se:
-O meu público-alvo continua o mesmo ou mudou?
-Quem detém agora os meios para criar a mudança que desejo?
-Os ativistas envolvidos continuam os mesmos?
Dica!
Uma “Teoria da Mudança[*]” se refere a uma
compreensão articulada de como as suas ações (protestos semanais,
por exemplo) irão criar a mudança que você deseja. Todos em sua
campanha devem saber o significado de uma teoria da mudança!
Passo 7.
Redefina sua liderança. Todos podem ser líderes
caso estejam todos sendo coordenados e operando com uma estratégia e
propósito em comum. Agora que você tem um objetivo de longo prazo,
ofereça as ferramentas aos organizadores espalhados pelo país para
levar essa visão de mudança adiante e trabalharem por conta
própria.
Dica!
Aborde as
pessoas mais competentes até o momento e peça-lhes para assumir uma
função de liderança. Colocar essa medida em prática é vital para
o crescimento no futuro; enquanto você expande em tamanho e escopo,
você precisará de ajuda para administrar a organização.
Passo 8.
Resuma sua história de sucesso em um vídeo e em
um artigo de blog. Use a cobertura de eventos passados ou imagens que
representam melhor a sua causa, edite um vídeo curto (de 2 a 3
minutos) que mostre o que vocês concluíram até o momento. Isso dá
as pessoas os parâmetros para saber do que se trata a sua
organização, das suas capacidades, e atrairá novos membros. Lembre
- se de chamar as pessoas para agir, que você deve ter definido
quando se decidiu por uma nova meta de longo prazo.
Passo 9.
O segundo dia do seu movimento é tão importante
quanto o primeiro, e também deve ser tão bem planejado quanto.
[*] Uma Teoria de Mudança é uma abordagem para ajudar a esclarecer quais mudanças uma organização almeja para a sociedade, como se pretende atingir esses objetivos, e quais questões e pressupostos estão sendo considerados.
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