Por Susannah Vila
Com o uso das redes sociais, levantar fundos
se tornou mais fácil e prático. E isso requer fazer as coisas da
forma correta. Pense nisso como uma oportunidade de criar uma
relação duradoura e de duas vias entre você e os seus
colaboradores em potencial. Ao invés de entrar em contato
com eles regularmente para deixá-los a par do que as doações deles
lhe permitiram concretizar, utilize as redes sociais como um
mostruário e expositor das atividades do seu grupo – em outras
palavras, qual foi o impacto das doações recebidas.
Passo 1.
Crie uma página no Facebook.
Passo 2.
Coloque aplicativos de captação de
recursos na sua página. Alguns que facilitam a doação sem pedir ao
colaborador para sair de sua página são:
- O aplicativo Donate
(requer cadastro no PayPal)
- Fundrazr
(também requer cadastro no PayPal)
- Piryx
Passo 3.
Promova a sua página sistematicamente.
Redirecione todas as suas postagens para a sua página. Diga a todos
que encontrar sobre ela, caso seja entrevistado por outras mídias,
peça para os espectadores visitarem a sua página. Quando criar
materiais impressos como flyers ou camisas, aproveite para divulgar a
sua página colocando uma referência a ela em algum lugar
estratégico.
Passo 4.
Quando receber uma doação, documente-a
juntamente com as informações de contato do colaborador.
Passo 5.
Você não precisa perder tempo e recursos
contactando seus colaboradores regularmente para acompanhar o que tem
sido realizado com suas doações. Utilize os recursos do facebook
para tal e da seguinte forma:
Tendo recebido o dinheiro, certifique-se de documentar as informações para contato de cada doador e deixe-os a par de como suas doações estão sendo aplicadas. Ao invés de contactá-los individualmente [o que consumiria muito tempo e esforço] coloque as fotos em sua página das atividades que foram realizadas [desde a preparação de um evento até a sua realização]. Todos tem acesso em tempo real ao que está sendo concretizado em termos de esforço humano com suas doações. As atualizações podem ser acompanhadas em outras mídias sociais relacionadas a página como Youtube e Twitter além do próprio Facebook, tal medida acelera a captação de recursos.
Tendo recebido o dinheiro, certifique-se de documentar as informações para contato de cada doador e deixe-os a par de como suas doações estão sendo aplicadas. Ao invés de contactá-los individualmente [o que consumiria muito tempo e esforço] coloque as fotos em sua página das atividades que foram realizadas [desde a preparação de um evento até a sua realização]. Todos tem acesso em tempo real ao que está sendo concretizado em termos de esforço humano com suas doações. As atualizações podem ser acompanhadas em outras mídias sociais relacionadas a página como Youtube e Twitter além do próprio Facebook, tal medida acelera a captação de recursos.
Dica!
Crie uma URL de fácil
assimilação para as pessoas poderem lembrar com facilidade.
Por exemplo: https://www.facebook.com/canalfichasocial
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