quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como se Tornar um Palestrante Requisitado


Por Andy Goodman

Esse artigo por si só não irá lhe tornar um palestrante melhor. Você deve colocar as dicas contidas aqui em prática para conseguir tal feito, adaptá-las ao seu estilo pessoal e talvez inventar novas ferramentas por conta própria. Resumidamente, cabe a você colocar o que é descrito aqui em prática. O presente texto apenas lhe apontará o caminho correto a seguir.

Os erros fatais mais comuns

1. Ler os slides. Existe alguma justificativa plausível para um palestrante ler slides em voz alta uma vez que o espectador pode fazer isso por conta própria? Qual a razão de fazer isso já que o conteúdo se encontra no material informativo que foi distribuído previamente para o público?

2. Excesso de informação. Quem disse que quantidade é sinônimo de qualidade? Se uma apresentação é entediante, dez minutos já parecem uma eternidade. O público quer encontrar relevância e aplicação prática do conteúdo que lhe é transmitido.

3. Falta de interação. Falar ininterruptamente por 30, 40 ou mesmo 60 minutos é um tédio para o espectador e pode levá-lo ao sono. Lembre-se de que muitos ouvintes tem uma vida e uma experiência profissional que desejam compartilhar com os outros, cabe ao palestrante explorar, direcionar e facilitar o compartilhamento desses relatos entre o público.

4. Apresentadores apáticos. Palestrantes que falam de forma monótona, parecem ter falta de interesse pelo tema que abordam e levam o público à dispersão rápidamente. Em poucos minutos o espectador estará entretido olhando para algo mais interessante que a palestra ou pensando sobre o que poderia fazer caso estivesse em outro lugar.

5. Problemas técnicos. Projetores que não funcionam, ar condicionado muito frio, aparelho de som muito baixo, alto ou com chiado – enfim, toda a sorte de problemas técnicos que se possa imaginar. Problemas desse tipo muitas das vezes são inevitáveis ao longo de muitas apresentações, alguns podem ser previnidos e aqueles que não podem ser evitados jamais poderão arruinar a sua apresentação. Geralmente esse tipo de problema acontece com quem não tem um plano B ou não antecipa o que pode dar errado.

Como atingir a excelência

1. Interação. Apresentações interativas criam oportunidades para que os ouvintes trabalhem em conjunto e assimilem o conteúdo rapidamente.

2. Objetividade. Seja conciso e objetivo ao tratar dos três ou quatro pontos principais que deseja cristalizar na lembrança do público, ilustre-os usando metáforas/anedotas para ser mais eficaz.

3. Entusiasmo. Demonstre entusiasmo sobre o seu tema e transmita esse interesse ao público.

Obs: Outros pontos desejáveis são: humor, uso de histórias, relevância e slides visualmente bem elaborados.

Qual o diferencial dos Palestrantes muito requisitados?

Primeiro, eles são capazes de sintetizar e arranjar grandes quantidades de informação em algo inteligível e dentro do tempo estipulado para a apresentação, garantindo que o público seja capaz de assimilar e compreender os pontos principais.

Segundo, a não ser que tenham ajuda de terceiros, apresentadores qualificados criam seus próprios slides, transparências, gráficos ou outros recursos visuais de apoio os quais podem ajudar o público absorver o conteúdo facilmente. E quando eles trabalham sem recursos visuais, sabem como criar um discurso que pode prender a atenção do público por seus próprios méritos.

E, finalmente, os apresentadores habilidosos sabem como apresentar, o que significa envolver uma sala cheia de pessoas que podem estar: distraídas; hipnotizadas pelos seus BlackBerrys; apenas vagamente interessadas no assunto; completamente hostis; ou todas as possibilidades anteriores. Eles aprenderam o suficiente sobre o público com antecedência, para adequar os seus discursos à platéia, e eles desenvolveram a presença de palco ao ponto de estarem completamente confortáveis no podium, não importando quantos pares de olhos estão olhando para eles.

Sintetizar pilhas de informações em alguns pontos compreensíveis e de fácil memorização pode demorar várias horas ou mesmo dias. Criar slides ou outros elementos gráficos que suportam o apresentador (ao invés de simplesmente duplicar o seu conteúdo) leva mais tempo. E chegar a um nível de conforto com o tema que permita ao apresentador se concentrar no público (e se eles estão ou não compreendendo a explicação) em vez de tentar lembrar o próximo ponto pode levar horas de ensaio ou mesmo várias apresentações seguidas (no caso da palestra ser ministrada mais de uma vez).

Existe uma crença de que imprimir e distribuir uma apresentação de PowerPoint préviamente (1) ajuda o público a tomar notas mais facilmente e (2) fornece um sumário da apresentação para os inscritos que não puderem comparecer a palestra. E muitas entidades quando convidam um palestrante pedem que eles enviem suas apresentações antecipadamente.

Quando lhe pedirem tal coisa, recuse o pedido. Primeiro porque capturar a atenção do público e mantê-la é um desafio. As pessoas se distraem facilmente e qualquer material informativo distribuído antes da palestra é um convite à dispersão do público. Assim que o espectador ficar entediado ou confuso, ele invariávelmente começará a folhear o material informativo a procura de algo mais interessante ou para ver o que vem a seguir. E nessa situação o apresentador terá um trabalho muito mais ingrato para ganhar a atenção do ouvinte novamente. Enfim, qual a necessidade de ajudar o espectador a ignorá-lo?

Segundo, o PowerPoint é elaborado para ilustrar a sua fala e não para duplicá-la. Enquanto alguns slides podem fazer sentido por si só, outros estarão incompletos sem a narrativa que os acompanham e isso confundirá qualquer um que perca a explicação que acompanha-os. E por último, se você utiliza o humor em suas apresentações e alguns slides fazem parte do componente humorístico da sua palestra, não faria o menor sentido disponibilizar a sua apresentação antecipadamente. Um comediante que distribuisse préviamente um texto com suas piadas usadas no show não teria mais um emprego.

Por fim, mesmo que o seu anfitrião lhe peça para “fazer uma exceção” mantenha-se irredutível até que ele ceda. Se for para distibuir o material informativo, faça isso você mesmo e na hora que considerar conveniente.

* * * * *
Se você teve problemas para preparar sua palestra, então é importante assegurar que as pessoas continuem acordadas. Você deve pensar como tornar seu discurso atraente e vívido. Tenha respeito pela platéia e presenteie-os com uma palestra boa, interessante e memorável.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...