Por Susannah Vila
Toda campanha, independente do tamanho e da
sua perícia tecnológica, deve ser planejada antes de sair
pra rua. Nesse guia você aprenderá a definir:
- Seus objetivos
- Os recursos que você possui e precisa
para alcançar o seu objetivo
- Sua clientela
- Táticas, ações e meios de mobilizar as
massas
- A teoria para a qual você criará a
mudança que almeja
- Um cronograma para a sua campanha
-
Dica! Qualquer campanha terá seus altos e baixos com períodos de
maior empolgação e alguns nem tanto – como você irá criar um
clima após uma vitória e manter os participantes engajados após
uma calmaria?
Passo 1.
Defina sua visão de longo prazo. Procure
simplificá-la ao máximo para assegurar o sucesso, ou uma série de
sucessos, mas não tantos que tais sucessos sejam meramente
simbólicos.
Passo 2.
Defina seus objetivos de curto prazo. Um Bom
objetivo de curto prazo é...
ESPERTO:
Específico
Palpável Exequível Realista e com um Tempo
Objetivo a ser cumprido.
Passo 3.
Comece a identificar os recursos disponíveis
para lhe ajudar a atingir sua meta.
Por exemplo, com quem você pode trabalhar?
Colaboração é essencial para obter sucesso, e duplicar esses
esforços amplificam-no. Use seu tempo para descobrir quem mais está
lutando pelos mesmos objetivos que você,e entre em contato com eles.
Passo 4.
Descubra quais são os seus colaboradores
mais importantes identificando a clientela que você quer atingir.
Quem você terá que contatar para colocar em curso as mudanças que
deseja ver implantadas?
Você provavelmente direcionará a sua
campanha a duas correntes principais:
-
Sua clientela
Sua
clientela consiste dos seus colaboradores – as pessoas que você
quer recrutar para a sua causa e com as ações que você acredita
que criarão as mudanças. Eles podem ser seus conhecidos (pessoas do
seu colégio/faculdade) ou cidadãos no geral. O quanto mais você
simplificar mais fácil será emplacar o discurso certo para a adesão
deles! Antes mesmo de pensar em expandir o número de membros,
garanta que o máximo de pessoas possível saibam sobre a causa que
você defende.
-
Seu público alvo
Essas são
as pessoas que tem o poder de criar a mudança que você quer ver.
Pode ser um presidente, um político ou uma bancada no congresso,
acionistas de uma empresa, executivos de uma corporação, veículos de comunicação, ou outro
grupo qualquer com poder decisório. Saiba tudo sobre o grupo alvo
uma vez que o tenha identificado, pois você precisará saber o que
os levam a tomar partido de algo para que você seja bem sucedido.
Passo 5.
Poder se trata do que você possui e com
quais indivíduos/grupos/instituições com quem você se associa.
Como conseguir mais colaboradores –
o suficiente para mudar o equilíbrio do poder, de certo modo, você e
seus aliados e, por outro, seu público-alvo? O que você pode
oferecer que eles precisam?
I.E...
Ativistas peritos no uso da internet podem
usar seus recursos [contatos/colaboradores] para atrair suporte
internacional, e ampliar sua influência de forma até mesmo a
conseguir a adesão de personalidades e organizações
internacionais. Esses colaboradores internacionais tem um grande
poder de convencimento e de influência sobre as decisões políticas
de um país, e são capazes de voltar os olhares internacionais para
injustiças como a prisão de Leopoldo López.
Passo 6.
Transforme esse brainstorm em uma teoria
para que as ações postas em prática dêem o resultado esperado.
Antes de começar a planejar um monte de
táticas responda a essa pergunta:
Como será que as escolhas tomadas desse
ponto em diante criarão as mudanças desejadas?
Passo 7.
Para ser capaz de entender quais ações se
aplicam melhor a sua teoria de como a mudança se dará, primeiro
tenha certeza que você compreende o sistema que você procura
influenciar. Fale com quantas pessoas puder que estejam dentro desse
sistema. O que os leva a tomar decisões? Quais são suas fontes de
receita? Há divergências entre os líderes? Há alguém irritado
com a forma com que as coisas tem sido feitas?
Passo 8.
Coloque no papel as táticas que irá
utilizar. Na maioria dos casos, as táticas são planejadas
previamente em um cronograma que cria um ambiente propício durante
os meses. Mas de certa forma eles também criam uma dinâmica para
tirar vantagem das situações que surgem.
Vale a pena estar constantemente ciente da
mudança do quadro político e estar preparado para mudar as
estratégias e táticas de acordo com o momento.
I.E...
Uma insurreição contra um governo
totalitário é precedida por anos de trabalho duro e planejamento.
Porém uma mudança repentina no cenário internacional ou alguma
outra eventualidade podem criar a oportunidade de expansão do escopo
do projeto e até mesmo de execução imediata do plano inicial.
Dica!
Uma tática pode repelir aqueles que estão
com as rédeas do poder [uma ocupação ou protesto, por exemplo], ou
pode tirar os recursos financeiros deles, como um boicote ou greve.
Passo 9.
Ao definir sua campanha, tenha em mente que
haverão altos e baixos, pequenos sucessos ao atingir objetivos de
curto prazo, momentos de calmaria e pequenos fracassos. Após o qual
você terá que reavaliar os pormenores [como recursos, táticas e
público-alvo], fazer uma autocritica e prosseguir.
No que os altos e baixos afetam a sua
campanha? Como você irá capitalizar em cima de uma ação bem
sucedida e manter os colaboradores engajados durante ou depois da
calmaria?
Passo 10.
Delegue responsabilidades. Quem
irá liderar?
Confira no diagrama abaixo que não há
apenas um líder tomando todas as decisões e as comunicando aos
demais. Ao invés disso há vários líderes. E ainda assim estão
todos conectados uns aos outros de uma forma estruturada e claramente
definida.
As pessoas no meio podem liderar pequenos
times encarregados de certas responsabilidades. Todos são líderes,
mas todos são orientados e operam baseados num propósito e
estratégia de aceitação geral entre os participantes.
Dica!
Escolha as lideranças baseado nas
diferentes habilidades das pessoas. Dê as pessoas funções
específicas (você é bom em x, então vou te colocar no comando
de x!), para definir objetivamente como vocês irão se comunicar e
para rever a propósito que os unem frequentemente.
Passo 11.
Parabéns! Agora que você tem um plano para
influenciar as pessoas certas que podem agilizar o processo de
mudança. As decisões feitas por você enquanto segue os passos aqui
descritos evoluem com o tempo, assim como os seus recursos mudam,
logo continue consultando-os durante sua campanha e reajuste o que
for necessário!
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