Por Andy Goodman
Independente
do número de pessoas para as quais você se apresenta, sejam 5 ou 500,
um princípio sobre o público permanece constante: Os níveis de atenção estarão no seu ponto mais alto no ínicio e no fim da
palestra.
No
ínicio da palestra quando ocupamos nossos lugares na platéia
estamos curiosos sobre o tema, o palestrante e se o tempo que estamos
investindo ao comparecer a palestra terá valido a pena. E mesmo as
pessoas morrendo de sono irão despertar e olhar para o
palestrante quando ouvirem dele as seguintes palavras mágicas “Então
para concluir...”
Uma
vez que o conteúdo de sua apresentação já esteja definido e
ordenado, concentre-se na introdução. Essa é a sua oportunidade de
capturar a atenção do público, direcioná-la para o tema da
palestra, e começar a pavimentar o caminho que levará todos a
linha de chegada.
Introduções:
Vá direto ao ponto
Algumas
técnicas de introdução incluem:
•
Contar uma história que ilustra o tema de sua palestra.
•
Perguntar aos membros da platéia quais são as suas
impressões sobre o tema que será abordado na palestra.
•
Mostrar uma estatística convincente.
•
Mostrar uma imagem que cumpre a promessa de “valer por
mil palavras.”
Lembre-se
no entanto de que ir direto ao ponto não lhe exime de cumprir as regras
de etiqueta básica. Após ter capturado a atenção do público, é
recomendável gastar uns minutos para agradecer as pessoas que lhe
convidaram, avisar qualquer regra pré-estabelecida pela sessão
(isto é, quando é apropriado fazer perguntas), e dar quaisquer
informações extras que tenham sido omitidas caso a introdução
tenha sido feita por terceiros. É bom frisar que mesmo isso sendo uma questão de
boa etiqueta, você continua desfrutando da boa vontade do público
conquistada graças a forma como você iniciou o seu discurso.
Observação:
Usar a seguinte frase acaba imediatamente com qualquer interesse prévio ou curiosidade do público: “Olá, meu nome é ___________, e hoje eu vou falar sobre ___________.”
Seja criativo, use frases que tenham algum impacto ou deixem o público atento, algo como: “Boa tarde a todos. Peguem um pedaço de papel e um lápis. Vocês terão muito o que anotar hoje.”
Usar a seguinte frase acaba imediatamente com qualquer interesse prévio ou curiosidade do público: “Olá, meu nome é ___________, e hoje eu vou falar sobre ___________.”
Seja criativo, use frases que tenham algum impacto ou deixem o público atento, algo como: “Boa tarde a todos. Peguem um pedaço de papel e um lápis. Vocês terão muito o que anotar hoje.”
Diga
ao público qual é o tempo de duração da palestra
Isso
demonstra que você dá valor ao tempo que o público investiu para
lhe prestigiar e que pretende usar esse tempo produtivamente.
Encerramento
O
encerramento é a sua chance de consolidar o que o público aprendeu
e inspirá-los a colocar o novo conhecimento adquirido em prática.
Com
o aumento dos níveis de atenção do público no final da palestra é
hora de (1) apresentar um sumário dos pontos principais, (2) fazer
uma abertura para perguntas do auditório, e então (3) lançar as
palavras finais para o encerramento, as quais se diferenciam
distintamente do sumário.
1.
O sumário
Se
trata de uma breve recapitulação dos pontos principais e um reforço
da sua mensagem central.
2.
Perguntas do auditório
Ao
final de uma sessão sempre se espera que haja perguntas feitas pelo
público, nesse caso seguem algumas técnicas que podem tornar esse
momento mais produtivo:
• Aposente
a frase “Alguém quer fazer alguma pergunta?” e seus similares. Essa
é a pior frase que alguém pode proferir na ocasião, ao invés
disso diga algo como: “Hoje eu ensinei a vocês algumas
técnicas. Se vocês fossem aplicá-las amanhã, em que partes vocês
teriam alguma insegurança ou dúvida? Que receios vocês tem” Isso
estimula os participantes a falar, quebra o gelo, e inicia o fluxo de
perguntas. Ter questões prontas para disparar na platéia [duas ou
três perguntas provocativas] ajuda a motivá-los a falar.
• Se
prepare para as perguntas do público assim como se preparou para
outras partes da palestra.
Antecipe as perguntas que podem surgir e tenha uma resposta pronta
para cada uma. Uma boa prática é saber o que dizer e como dizer.
Escreva as respostas antecipando as prováveis perguntas. Não é
necessário ter um script a mão, mas o processo da escrita lhe
ajudará a encontrar a melhor forma de se expressar.
• Ensine
o público a formular melhor suas perguntas.
As perguntas mais interessantes são aquelas cuja resposta pode
beneficiar a maior parte da platéia, portanto generalize sua
resposta caso necessário ou até mesmo reformule e/ou redirecione a
pergunta que lhe foi feita para que atenda a esse princípio.
• Reformule
qualquer pergunta hostil que lhe façam. Caso
você esteja ministrando uma palestra sobre a redução da maioridade
penal e lhe perguntem “porque você odeia os pobres e negros?”
você dirá [para o público], “Acabaram de me perguntar aqui
porque eu me posiciono a favor das vitímas de homícidas ao invés
de estimular a bandidagem e a razão para isso é (...)” Ouça a pergunta, ignore a provocação. O objetivo do provocador é arrancar
uma reação emocional de você lhe tirando do sério, pois ele sabe que essa é a forma mais eficaz de lhe tirar a credibilidade.
E finalmente o
mais importante de tudo, termine sua apresentação com uma
frase de encerramento. Quem
desobedece a essa máxima comete o erro de fechar a apresentação com
as perguntas feitas pelo público, sendo que esta é a parte mais
entediante de qualquer apresentação. Algumas pessoas irão
perguntar coisas relevantes e outras não, até os palestrantes mais
experientes conseguem perceber os níveis de atenção se esvaindo
durante uma sessão de perguntas e respostas mal sucedida. E é por
isso que é bom se preparar para uma frase de encerramento que será
a última coisa que a platéia ouvirá do que ter o seguinte
quadro: “Alguém tem mais alguma pergunta?” (Silêncio.)
“Alguém tem mais alguma pergunta?” (Alguém tosse.) “Obrigado.”
(Aplausos educados como prêmio de consolação.)
3.
Encerramento: As palavras finais
O
público deseja que você olhe fixamente nos olhos deles ao deixar
sua mensagem final. Essa é a sua oportunidade de contar uma última
história, reforçar a sua mensagem o mais eloquentemente possível
(citar alguma personalidade admirável se for apropriado), ou
contemplar uma visão de futuro inspiradora. Acima de tudo essa é a
hora em que você dirá de forma assertiva o que espera que eles
façam com toda a informação que acabaram de receber ou com as
habilidades que adquiriram. Resumidamente, faça um apelo à ação
para que se mobilizem em torno de algo.
Administre
o Tempo
Uma
hora bem elaborada é uma sequência planejada de elementos que
capturam a atenção do público, destaca os pontos principais de
maneira clara e de forma organizada, proporciona oportunidades de se
engajar, aprender, sintetizar, reforçar o que foi dito, e enviar o
público de forma apropriada – para a próxima palestra, a próxima
sessão, ou para as suas respectivas rotinas diárias.
Essa
não é a única forma de planejar a sua apresentação, porém esse
esquema pode servir como um lembrete de todos os detalhes que você
deve considerar ao elaborar a sua próxima apresentação e planejar
como irá conduzir o público na jornada de A para B.
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