sábado, 31 de maio de 2014

Como Aproveitar Com Sucesso a Sua Lista de E-Mail Para a Sua Causa


Por Susannah Vila

Colecionar endereços de e-mail e usá-los para mobilizar seus colaboradores é uma das tarefas mais simples apesar de ser uma das táticas mais importantes de organização online.

Como diria Ricken Patel, “Alguém operarando a partir de seu quarto pode fazer isso melhor do que uma organização multimilionária com uma equipe enorme.

Antes de mais nada, leia essas dicas para transformar uma lista de contatos de e-mail em uma ferramenta poderosa de ativismo político.

Passo 1.

Você está se comunicando com as pessoas online, a fim de servi-las, e não a você e a sua organização, então comece a perguntar aos seus associados com o que eles se preocupam mais. Por que eles apoiam a sua causa? Quais são os seus objetivos e idéias de sucesso em relação a causa?

Só envie um e-mail após compreender as necessidades dos seus associados.

Dica!

Pergunte às pessoas em redes sociais, utilize serviços de pesquisa gratuitos como o Survey Monkey, ou use telefones celulares.

Passo 2.

Escreva o seu primeiro e-mail. Se você estiver com sorte, as pessoas lerão o assunto e a primeira sentença, então coloque o máximo de coisas importantes que você puder nesse espaço — prossiga com um fato ou uma reportagem recente que provoque emoções — e certifique-se de que o link esteja imediatamente visível.

Dica!

Os nomes anexados ao seu e-mail devem ser considerados autênticos e confiáveis pelos seus associados. Considere ter o e-mail do diretor da organização para contato ao invés do nome da sua organização.

Passo 3.

Que ações você deseja obter a partir do seu e-mail? Cada e-mail enviado deve estar associado a uma ação.
 
Você quer que o destinatário clique em um link? Então inclua-o duas ou três vezes dentro do e-mail, e certifique-se de que cada link leve o leitor para a mesma página.

Você está divulgando um evento? Lembre-se de incluir todas as informações pertinentes incluindo hora, local, e ponto de referência.

Passo 4.

Mantenha o seu e-mail curto e objetivo. Assim que você conseguir a atenção das pessoas com o assunto do e-mail, você deve ser capaz de passar a sua mensagem no curto espaço de tempo que os destinatários tem para lê-la.

Dica!

Alterne; varie os pedidos que você faz as pessoas.

Passo 5.

Decida quando e com que frequência, você enviará e-mails. Procure estipular um calendário de e-mail, por exemplo, uma mensagem por semana, e cumpra-a. A única exceção é se a sua causa virar manchete nos noticiários ou se surge uma ação urgente. Neste caso, você deve alterar seu calendário e enviar e-mails com mais frequência. As pessoas serão mais receptivas a seus e-mails se o problema que você estiver abordando esteja no noticiário.

Envie os e-mail na parte da manhã quando as pessoas estão mais propensas a olhar a caixa de entrada. Evite as sextas-feiras!

Dica!

Parece óbvio, mas deve ser enfatizado: Não envie muitos e-mails!

Dica!

Todo mundo quer fazer a diferença. Seu trabalho é dar-lhes a história certa, que é verdadeira e verossímel, para convencê-los de que seus anseios podem ser realizados caso eles se empenhem nesse sentido. Gaste pouco tempo se for falar de um problema sem oferecer uma solução.

Passo 6.

Faça enquetes e confira os resultados. Volte a conferir os resultados com os seus colaboradores.

Passo 7.

Defina metas para as suas campanhas de e-mail e use o Google Analytics para medir o seu sucesso em relação a esses objetivos. Quantas pessoas clicaram no link que você colocou no e-mail? Se você enviou um e-mail às 10:00 horas e outro às 16:00, qual deles foi aberto e clicado com maior frequência?

Passo 8.

Desenvolva relações entre o remetente e os destinatários. Um pessoa real com um nome em vez de uma organização muitas vezes faz um trabalho melhor em chamar a atenção das pessoas.

Se houver poucas pessoas com a sua disponibilidade e você tem funções diferentes dentro do seu grupo ou organização, considere a criação de “e-mail relationships,” com seus associados para que os e-mails sobre um determinado tema sempre venham endereçados para João B. enquanto e-mails sobre outro assunto sejam encaminhados para Suzy S.

Dica!

Certifique-se de que seu e-mail se pareça com uma conversa [formal ou informal]. O e-mail vem de uma pessoa real, assim faça-a soar como uma conversa real! Não tenha medo de usar um estilo ou personalidade específica.

Passo 9.

Acompanhe. Se alguém se inscrever em sua lista de e-mail, isso significa que está pelo menos levemente interessado pelo seu trabalho. Se alguém toma a atitude sugerida no e-mail, isso significa que está bastante interessado — aproveite essa oportunidade. Peça-lhes imediatamente para ajudar com alguma outra coisa. Por exemplo, peça ao seu colaborador para contar a um amigo sobre sua causa, para segui-lo no Twitter, ou para participar de um evento.

Escreva uma lista de atividades que você vai pedir em sua lista de e-mail. Você deve escolher uma atividade para os cadastrados a bastante tempo e uma outra atividade para aqueles recém cadastrados que cumpriram a atividade proposta no primeiro e-mail que receberam, e assim por diante...

Passo 10.

Existe um e-mail para o qual os destinatários podem entrar em contato com você? Certifique-se de que eles podem clicar em “responder,” após receberem um e-mail seu, e se comunicar com uma pessoa real em um endereço de e-mail funcional.

Passo 11.

Você publica um resumo semanal de notícias ou um boletim mensal? Envie esta informação à sua lista de e-mail!

Passo 12.

Quando você receber novas inscrições por e-mail, faça algo além de colocá-los na lista regular. Envie-lhes um e-mail de boas-vindas que descreve a campanha e/ou a organização e o que se deve esperar. Sem este contexto, os e-mails regulares que você enviar não serão tão poderosos ou convincentes.

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