sábado, 3 de janeiro de 2015

Os Oito Traços Característicos de um Desinformante


Por H. Michael Sweeney

ANTI-MAV's - GUIA DEFINITIVO
1) Evasão. Eles nunca discutem um assunto de forma direta ou construtiva, em geral evitam citar referências ou as próprias credenciais. Em vez disso, eles simplesmente subentendem isto, aquilo e aquilo outro. Praticamente todo o discurso que apresentam parece lhes dar um ar de autoridade e de conhecimento especializado no assunto, quando na verdade não há qualquer justificação para alguém lhes dar qualquer credibilidade.

2)
Seletividade. Eles costumam escolher seus adversários cuidadosamente, seja aplicando a tática de bater-e-correr contra um comentarista que apoia seus desafetos, ou focando em ataques virulentos em adversários que são referência no trato de algum assunto específico. Caso um comentarista seja bem sucedido em refutá-los, estes irão mirar os próximos ataques na pessoa do comentarista assim como no argumento apresentado.

3)
Coincidência. Eles costumam a surgir do nada e, de alguma forma, coincidentemente com um novo tópico controverso sem qualquer registro prévio de aparição nas discussões de ordem geral envolvendo, sobretudo, a opinião pública. Eles desaparecem da mesma forma que surgem uma vez que o tópico deixa de ser uma preocupação geral. Eles foram encaminhados ou eleitos para estarem lá por uma razão e desaparecem por uma razão.

4)
Trabalho em equipe. Eles tendem a operar em bandos ou quadrilhas [sejam elas complementares ou auto-complacentes]. É óbvio que isto pode acontecer naturalmente em qualquer fórum público, mas provavelmente haverá um padrão contínuo de trocas frequentes desse tipo [rasgação de seda] onde os profissionais [da desinformação] estarão envolvidos. Por vezes um dos desinformantes se infiltrará em solo inimigo para virar uma fonte inesgotável de espantalhos ou outras táticas designadas para diluir a força do discurso do adversário.

5)
Anti-Conspiracionistas. Eles desdenham de “teóricos da conspiração,
e geralmente, daqueles que acreditam que o Eduardo Campos tenha sido vítima de um acidente premeditado. Pergunte o porque, se eles têm tal desprezo por “teóricos da conspiração,” deles se focarem tanto em defender um único tópico discutido em um fórum público [como um grupo de facebook] focado em conspirações ou atentados políticos? Alguns podem pensar que eles querem trollar todos em tudo quanto é tópico, ou que poderiam simplesmente ignorar completamente o grupo já que possuem tal desprezo. Ou alguém pode concluir acertadamente que eles tem motivações maiores do que parecem já que deixam de fazer outras coisas mais importantes para se focar exclusivamente nisso.

6)
Emoções artificiais. Um tipo raro de artificialismo emocional e insensibilidade – uma habilidade de perserverar e persistir mesmo em face de críticas devastadoras e rejeição. Isso provavelmente é fruto de treino em serviços de inteligência [como o DGI cubano, por exemplo] que pouco importa o quanto as evidências e os fatos o condenem, ele negará tudo e nunca se envolverá emocionalmente ou se tornará reativo. O efeito colateral disso é o desinformante parecer artificial. Maior parte das pessoas, se respondem com raiva, por exemplo, irão expressar a própria animosidade através de sua refutação. Mas os desinformantes tem problemas em manter a “imagem” e podem ser frios ou agressivos com vistas a simular emoções e estes são costumeiramente mais calmos ou de um estilo de se comunicar ausente de qualquer emoção. Este é apenas um trabalho e eles são incapazes de “encarnar o personagem” tão bem quanto o fariam em um veículo de comunicação ou pessoalmente em situações reais do cotidiano [a exemplo de uma conversa ou debate]. Você pode ficar com raiva em um momento, entediado no outro, ficar indignado, voltar a sentir raiva mais tarde – ou seja, um verdadeiro ioiô emocional. Com relação a insensibilidade, nenhuma crítica irá detê-los de fazer seu trabalho. E eles geralmente continuarão com seus padrãos de desinformação sem qualquer ajuste em relação as críticas recebidas da obviedade com que atuam no jogo da desinformação – onde um indivíduo sensato que realmente se importa com a opinião alheia procura melhorar o estilo e as habilidades próprias de comunicação, conteúdo, e por aí vai, ou simplesmente desiste.

7)
Inconsistência. Há uma tendência de cometer erros que expõem suas verdadeiras motivações. Isso pode se dar por saberem pouquíssimo do tema em debate, ou por algum motivo psicológico, como ter um real apreço pela verdade [a qual eles devem negar a todo custo devido a profissão exercida].

É de se notar também que eles irão citar informações contraditórias que se neutralizam por si próprias e ao autor. Por exemplo, alguém pode dizer ser advogado, mas culpar suas parcas habilidades de comunicação (oratória, gramática, dicção, estilo incoerente) por ter apenas o ensino fundamental. Qualquer pessoa desconhece algum advogado que tenha apenas o ensino fundamental, assim como desconhece algum que tenha apenas o ensino médio. Alguns desinformantes podem dizer não ter qualquer domínio sobre um assunto para depois se proclamar especialista no mesmo mais adiante no debate.

8) Constante de tempo. No que diz respeito aos grupos de discussão, o tempo de resposta é tudo. Há três meios de ver isso em prática, especialmente quando bolivarianos ou outros aliados interessados estão envolvidos em uma operação de acobertamento da verdade.

A) Qualquer postagem em grupos de discussão [como os do facebook] feitos por um defensor da verdade que esteja sob a mira dos desinformantes terá uma resposta imediata. Os governistas ou alguns de seus aliados poderosos podem pagar pessoas [como as do MAV-PT] para ficarem plantados no grupo esperando por uma oportunidade de causar estragos consideráveis. Como a desinformação em um grupo de discussão só funciona se o leitor ver as mensagens – a resposta imediata é mais que necessária, ou o visitante poderá ser influenciado pela verdade.

B) Quando estiver lidando de forma mais direta com um desinformante, como por e-mail, o atraso nas respostas se torna um clichê – haverá no minímo um atraso de 48 a 72 horas . Isso permite aos desinformantes reunirem-se para discutir uma resposta estratégica que tenha um efeito avassalador, será tempo suficiente para obter “permissão” ou instrução de seus superiores imediatos.

C) No exemplo A) acima, haverá também os ataques feitos depois das 48-72 horas e estes serão mais virulentos que os anteriores é a abordagem da equipe no jogo. Isso fica evidente quando algum defensor da verdade ou algum de seus comentários são considerados possuidores de algum potencial para revelar a verdade. Aliás, quem quer que seja que tenha algum apreço pela verdade será atacado duplamente pelo mesmo “pecado.”

Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...