quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Colabore de Forma Efetiva e Organize uma Coalizão


Por Susannah Vila

Uma coalizão formal é um agrupamento de organizações e indivíduos em torno de uma questão ou campanha.

Formar uma coalizão significa aumentar os recursos que você possui e quantos mais recursos tiver, maior será sua influência e poder. Trabalhe com todos – com a população, grupos aliados, instituições públicas e privadas – e deixe-os contribuir com sua causa.

 

Passo 1.


A campanha [para a qual você está trazendo outros ativistas e organizações] deve ter visibilidade e objetivos claramente definidos. Eles precisam compreender o porquê de estarem juntando forças com você. Qual o resultado final que você almeja e quais são os procedimentos necessários para consegui-los?

 

Passo 2.


Qual é o seu cronograma? Dependendo da duração que a sua campanha terá, seja curta ou longa, você pode optar por criar um concílio temporário ao invés de uma coalizão.

 

Passo 3.


Ao pensar sobre isso, você poderá se surpreender com o número de aliados que encontrará pelo caminho. Grupos, instituições, organizações, empresas e indivíduos que compartilham os mesmos interesses que você são entidades com as quais você pode contar. Faça uma lista de possibilidades.

 

Passo 4.


Tendo identificado organizações que tenham objetivos similares, estude-as. Faça seu dever de casa. Saiba tudo a respeito das organizações que irá contatar antes mesmo de fazer o primeiro contato. Saiba em quais projetos estas entidades estão trabalhando, os projetos que já concluiram e como essas organizações podem contribuir para a sua causa.

 

Passo 5.


Não negligencie alianças incongruentes, ou pessoas das quais as visões politicas divergem das suas se os seus objetivos pelo menos estejam alinhados no curto prazo. É surpreendente a frequência com que grupos distintos podem se aliar em torno de uma única causa.

 

Dica!


A probabilidade de sucesso é maior quando um grupo de pessoas elaboram as táticas e estratégias tendo vivências distintas e possuem a capacidade de ter um ponto de vista sobre a situação completamente inédito e vir com uma solução criativa ou inesperada.

 

Passo 6.


Comuniquem-se. Usem todos os meios de comunicação disponíveis (uma visita, um telefonema, um e-mail) pense no que for mais apropriado baseando-se na acessibilidade do grupo e da fluência de cada um no uso das novas tecnologias.

Mencione o que você aprendeu em sua pesquisa e o motivo pelo qual você considera que os seus objetivos e de seus possíveis aliados convergem. Tendo definido os passos dos quais consistirão a sua campanha, mostre a eles como podem se encaixar no seu cronograma explicando isso de uma maneira clara e concisa.

 

Dica!


Uma coalizão pública e formal pode ser mais problemática do que o imaginado. Considere o trabalho conjunto com outras instituições de modo informal, [ou seja] de maneira implícita.

 

Passo 7.


Marque um encontro com todos os que se dispuseram a participar para que se conheçam. Permita a cada um falar de seus projetos pessoais e discorrer sobre como esta operação conjunta se dará.

 

Passo 8.


Acompanhe. Entre em contato com os grupos uma segunda vez para sintetizar o acordado e enfatizar os próximos passos.

 

Passo 9.


Crie um diretório central ou um comitê de coordenação composto por um pequeno núcleo de indivíduos capazes e dispostos a dedicar mais tempo e energia que os demais.

Se você é uma dessas pessoas, aceite sua posição de liderança. Caso esteja fora desse grupo, apoie-o onde, quando e como puder e ofereça seus melhores conselhos. Deixe-os tomar as decisões pelo grupo, assim seu trabalho irá progredir eficientemente.

 

Passo 10.


Confiem uns nos outros.

 

Passo 11.


Possibilite que a confiança se estabeleça, torne o ambiente propício para que todos sejam o mais transparente possível. Use as ferramentas que são úteis para a colaboração, como o Google documents (bom porque qualquer pessoa pode acessar o documento uma vez que esteja logado no Gmail).

 

Passo 12.


Criem o calendário em conjunto para os mais variados eventos e encontros de cada oraganização para que qualquer um possa comparecer às reuniões de outro alguém. Garanta que não haja eventos com datas e/ou horários conflitantes!

 

Dica!


O consenso é difícil de alcançar. Considere ampliar a definição disso – você pode combinar que o consenso é atingido mesmo quando uma porcentagem menor que 100% concorda? Talvez uma regra estabelecendo o consenso como a adesão de 2/3 dos presentes?

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