sábado, 20 de dezembro de 2014

Como formar um grupo de estudos promissor: Dicas e Estratégias



A formação intelectual é fundamental para um movimento de direita universitário. É este grupo de estudantes que será o principal formador de opinião dentro do meio acadêmico, o portavoz regional de movimentos sociais (como MBL ou “Vem Pra Rua”), a ponte entre organizações (como o MVB, MEB, EPL e afins) e a massa de estudantes. A formação teórica adquirida nos grupos de estudo habilita os membros a formar novos quadros para organizações fora do meio acadêmico, se posicionar publicamente e divulgar a própria opinião. E até mesmo formar um público cativo para eleger uma chapa de DA/CA ou DCE em sua própria universidade.

Estruture o grupo:

Um grupo de estudos promissor tem de 3 a 4 membros (no máximo 5 pessoas). Os membros devem estar seriamente comprometidos a comparecer nos encontros e a se preparar previamente para tal. Comparecer ao encontro despreparado (ou seja, sem ter feito as leituras estabelecidas) irá impactar negativamente na sessão de estudos, diminuindo drasticamente a produtividade da sessão [isto sem mencionar que o tempo gasto terá um aproveitamento ínfimo].

Escolha um líder/mediador/moderador (pode ser uma pessoa de fora do grupo que domine o assunto ou pode haver uma rotatividade entre os membros a cada sessão de estudos). Essa pessoa ficará responsável por manter o grupo focado no tema e objetivo de cada sessão para que todos fiquem satisfeitos, aproveitem o tempo ao máximo (principalmente nas questões relevantes para dominar o assunto). O líder ficará encarregado de enviar um e-mail avisando sobre o horário, local e qualquer informação adicional relevante para a sessão de estudo.

Prepare-se para a sessão:

O grupo de estudo deve decidir o que será abordado em cada sessão. Isso pode ser feito via e-mail (por intermédio do moderador) alguns dias antes da próxima reunião ou isso pode ser discutido entre os participantes ao término de cada sessão. Caso estejam se reunindo semanalmente, provavelmente já estarão discutindo e planejando a formação teórica e intelectual do grupo.

É tentador querer focar os estudos em problemas imediatos que nos cercam, em outras palavras, na aplicação prática do que se aprendeu, no entanto vocês estarão negligenciando o propósito fundamental de um grupo de estudos – compreender e identificar a realidade que os cercam objetivamente. Essa é uma ótima oportunidade de se firmar como grupo! Aqui vão algumas sugestões:

- Escolha 2 ou 3 capítulos de um livro e divida-os entre os participantes do grupo. Cada subgrupo resumirá os conceitos fundamentais do capítulo em uma única página e a distribuirá aos outros membros.

- O grupo pode optar por fazer uma avaliação desses conceitos no ínicio de cada sessão de estudos como um todo, ou cada subgrupo pode apresentar os conceitos abordados no capítulo que resumiram para uma avaliação e discussão posterior.

Provavelmente haverá pouco tempo disponível para o grupo abordar toda a literatura referente a uma mesma temática, portanto selecionem uma literatura básica para cada tema que decidirem estudar. Cada membro do grupo deve estudar por conta própria o tema a ser abordado na próxima sessão (ou no minímo ter alguma familiaridade com a temática).

Estruture a sessão de estudos:

É de grande ajuda estruturar o decorrer da sessão para ajudar a manter o foco do grupo, e fazer o tempo render efetivamente ao mesmo tempo em que se cobre a maior quantidade de informação possível para a compreensão do tema. Seguem algumas sugestões:

- Defina a duração das sessões (por exemplo, 2 horas de duração toda terça-feira a noite).

- Utilize os primeiros 30 minutos da sessão para recapitular e discutir os conceitos apresentados na semana anterior. Isso permite aos participantes esclarecerem possíveis dúvidas ou questionamentos do tema, enquanto estimula o compartilhamento de conhecimento entre os membros do grupo (a melhor forma de saber se compreendeu algo é ser capaz de explicá-lo de forma simples a terceiros).

- O tempo restante utilize para abordar o tema da semana. Antes de começar, decida a sequencia a ser seguida no debate do assunto.

- Revezem na apresentação do assunto (enquanto alguns apresentam desenvoltura na exposição de um tema outros podem estar inibidos) e como grupo vocês podem discutir as questões que surgirem quando os participantes cumpriram suas obrigações individuais (seja ler o material ou resumir o capítulo).

- Caso você se depare com alguma notícia recente divulgada pelos meios de comunicação (cuja temática já tenha sido discutida pelo grupo), procure analisá-la (se há viés ideologico, se algo foi omitido etc.) a luz dos conceitos já discutidos pelo grupo de estudo. Os resumos feitos pelo grupo são de grande importância como fonte de consulta nesse momento! Leia-os e decidam em conjunto quais serão reforçados na próxima sessão.

- Vocês podem procurar também por questões atuais na web [as quais vocês podem levar até um professor (ou assistente dele) de sua universidade], pedir ao seu professor para colocar questões práticas em pauta e até mesmo trazer assuntos relevantes para apresentar ao grupo de estudo.

- Use os 10 minutos finais da sessão para fazer uma recapitulação rápida dos pontos principais discutidos no dia e finalize estabelecendo tarefas e compromissos a serem cumpridas para a próxima sessão.

Dica de estudo: inclua os seguintes procedimentos quando for debater algo:

Verifique se sabe o significado da terminologia empregada no assunto em questão.

Verifique se está compreendendo a linha de raciocinio do texto.

Escreva o que entendeu do assunto e se há algo a ser feito para resolver uma questão pontual.

Escreva os conceitos que foram estudados e sua aplicabilidade na percepção do mundo.

Procure lidar com o assunto de forma a desafiar sua compreensão dos conceitos listados por você (isso lhe dará uma nova perspectiva do assunto ou trará novas questões a mesa).

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...