domingo, 14 de dezembro de 2014

Como Organizar um Protesto Relâmpago


Por Susannah Vila

Um protesto relâmpago [flashmob] é um grupo de pessoas que utiliza a comunicação por e-mails, redes sociais, aplicativos de celular para se mobilizar e num curto espaço de tempo reunir uma multidão e se dispersar rapidamente após dar o seu recado [no local e horário combinado]. Essas pessoas são capazes de agir coordenadamente até mesmo quando não se conhecem direito. Os telefones celulares atuais permitem uma comunicação eficaz e possuem recursos computacionais. Estes aparelhos os conectam uns com os outros e com outros equipamentos de comunicação existentes.

Protestos relâmpagos executados por ativistas, convocados por mensagens de texto, trazem mudanças pontuais até mesmo em ambientes hostis; um protesto relâmpago é um ato poderoso por testar os limites do que os governos repressivos irão tolerar em termos de livre associação e reunião pouco importanto o quão banal ou irreverente tal ação perpetrada por essa massa seja. Um Protesto relâmpago em desafio ao governo foi organizado na Bielorrússia por volta de 2006 que consistia em um grande grupo de pessoas tomando sorvete próximo ao centro da cidade, em contestação a uma lei aprovada em assembléia que proíbe manifestações no país. Mesmo com as pessoas deixando o local depois da realização do pequeno protesto, alguns jovens ainda foram presos.

Obs: Esteja ciente das leis e regulamentos em vigor relativas a grandes concentrações de pessoas. Protestos relâmpagos podem ser ilegais em certas circunstâncias.

 

Passo 1.


Defina seu objetivo geral. Você quer aumentar a visibilidade da sua causa? Protestar contra uma decisão politica injusta? Organizar uma performance artistica? Esclareça a sua meta. As vezes apenas por mostrar que você é organizado o sufuciente para reunir uma multidão em um local pré-determinado para realizar alguma atividade definida já causa um impacto na percepção que os governantes tem sobre você e seus associados, e isto por si só já é uma meta razoável.

 

Passo 2.


Descubra especificamente quais ações o levarão a atingir sua meta. O essencial é que todos participem juntos no momento exato. Vocês podem se reunir fisicamente em um lugar pré-determinado ou executar a mesma ação simultaneamente de lugares diferentes.

Exemplos: ligações telefônicas em massa para o congresso ou uma guerra de travesseiros. Um protesto relâmpago não precisa ser um ato político.

 

Passo 3.


Esteja preparado: avalie o potencial do local em que ocorrerá o ato, tenha em mãos os contatos das pessoas que pretende convidar, monte uma lista de grupos no seu telefone celular/e-mail para que você possa enviar a mensagem a todos de uma só vez.

Você também pode organizar um protesto relâmpago a partir de um blog ou das redes sociais. Há até mesmo websites dedicados a criar e manter listas de grupos.

 

Dica!


Redes sociais são ótimas para organização de protestos, mas cuidado com os espiões! Portanto cuide da sua segurança.

 

Passo 4.


Defina o dia e o horário para o protesto, e calcule aproximadamente quanto tempo irá levar para que os participantes cheguem ao local combinado. Você pode avisar a data do protesto com antecedência mas deixe todas as outras informações sob sigilo.

Protestos relâmpagos são muito eficazes em países que desescorajam a liberdade de reunião e associação. No momento em que um informante anti-democrático descobrir os seus planos, seu grupo grupo já terá finalizado o protesto.

 

Passo 5.


Instale em seu telefone celular um aplicativo de envio de SMS em massa. De forma similar as listas de e-mail, aplicativos de envio de SMS em massa lhe possibilitam o envio de mensagens de texto para um número enorme de pessoas de uma só vez. Esses aplicativos reduzem a quantidade de tempo que alguém gastaria para contatar os outros individualmente.

Dois aplicativos populares são o TXTMob e o Frontline SMS, estes podem ser usados para organização, envio de alertas e coordenação dos participantes.

 

Dica!


Sobre os serviços de envio de mensagem em massa, os usuários devem se cadastrar e verificar a marca de seus telefones celulares. O fato das pessoas interessadas em participar do protesto terem que se cadastrar previamente no fornecedor do aplicativo podem ser uma barreira que os inibam de usá-lo.

 

Passo 6.


O segredo deste tipo de protesto é a execução rápida e a distribuição das massas. Escreva textos curtos, claros e objetivos—geralmente mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres—e incentive as pessoas a repassarem a mensagem.

 

Dica!


Protestos relâmpagos geralmente não possuem um comando central controlando os movimentos e ações dos participantes. Enquanto uma organização ou grupo pode enviar a mensagem inicial convocando para o protesto, tal grupo pode perder o controle da massa já que a mensagem pode ser repassada para pessoas além de seus circulos internos. Não se surpreenda se você perder o controle sobre os manifestantes.

 

Passo 6.


Se você quiser divulgar o protesto, entre em contato com os veículos de comunicação um pouco antes dos manifestantes lotarem as ruas e inclua poucos detalhes para manter o elemento surpresa. Se você fotografar ou gravar um vídeo do evento, você pode divulgá-lo após o término do ato para dar visibilidade a sua causa.

 

Passo 7.


Envie as mensagens convocando a massa! Siga para o local do protesto.

 

Dica!


Inclua variações da frase “repasse a mensagem” no seu SMS para encorajar os destinatários a repassá-las aos seus próprios contatos.

 

Passo 8.


Execute as ações combinadas para o protesto. Dispersem-se com tranquilidade e silenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...