terça-feira, 15 de julho de 2014

Como Garantir que o seu Movimento se Fortaleça com o Passar do Tempo


Por Susannah Vila

O Facebook, se combinado com a mensagem certa, o ambiente certo e as pessoas certas, pode de fato ajudar a tirar multidões enormes da inércia. As novas tecnologias facilitam o envio de informações para muito mais pessoas, de forma muito mais rápida. O resultado? Quarteirões e praças cheias de manifestantes.

Mas isso significa que você criou uma mudança duradoura? Não necessariamente. É muito bom e essencial para um movimento ter algum sucesso, mas é ainda mais importante capitalizar em cima desse sucesso, reagrupar e levar o seu movimento para a próxima etapa.

Aqui estão alguns passos de como proceder.

Passo 1.

Capitalize em cima do seu sucesso! Embora seja essencial atingir os objetivos, é ainda mais importante capitalizar em cima desse sucesso e se reagrupar. Aja rápido, aproveitando para aumentar a visibilidade e a conscientização para obter mais recursos para sua campanha: solicite conselhos estratégicos de pessoas [de fora do movimento] com mais experiência, recrute novos membros e voluntários, se você precisar de financiamento, então agora é a hora de fazê-lo.

Passo 2.

Seja mais organizado. Você mobilizou muitas pessoas que não foram anteriormente acionadas, mas isso não significa que elas estejam treinadas. Cabe a você organizá-las. Como você contacta os novos membros hoje e, contactará se necessário, nas semanas seguintes? Sempre que possível, colete e-mails, números de telefone celular, nomes de usuário do Twitter e URLs de Facebook e guarde-os em um documento que será salvo em mais de um lugar.

Dica!

Você pode usar a função informações para descobrir quem gosta de sua página no Facebook, e postar atualizações que serão enviadas apenas para as pessoas de certas regiões ou grupos seletos.

Passo 3.

Crie uma nova visão e uma nova teoria de mudança! Reconcilie o seu objetivo original com os acontecimentos recentes e identifique uma nova visão de longo prazo para a mudança. O novo plano além de incluir uma compreensão do que você deseja alcançar, também deve descrever como alcançá - lo. Elabore um cronograma claro e definido que inclua suas próximas ações - por exemplo, protestos semanais - e como eles vão aproximá-lo do seu objetivo de longo prazo.

Passo 4.

Obtenha feedback! Sua campanha não foi bem sucedida apenas por causa das pessoas mais atuantes, mas sim por causa de todos os envolvidos - é por isso que é tão importante perguntar as pessoas que participaram qual deverá ser o próximo passo. Não decida nada individualmente ou com um pequeno grupo de integrantes mais engajados.

Caso lhe perguntem qual será o seu próximo passo, exclame: “Pergunte ao Facebook.” Isso é mais fácil de dizer do que fazer, mas o sentimento é muito preciso: ao identificar uma nova visão para a sua campanha, torne-a tão fácil quanto possível para os membros decidirem.

Passo 5.

Torne a sua nova visão pública: É inútil perguntar no Facebook se ninguém compreende a proposta. Elabore um documento interno para circular entre os organizadores com o feedback que você recebeu. Compartilhe com todos os envolvidos. O processo de se organizar pelo feedback pode ser tão transparente e público como qualquer outro aspecto de sua campanha.

Quando uma decisão for tomada, divulgue-a em todo o lugar – no Facebook, no seu website, no seu Twitter, e numa corrente de e-mail – para que todos possam estar por dentro do assunto.

I.E...

Uma boa prática é utilizar o Facebook e criar um “fórum no Google Moderator, a fim de questionar os membros sobre o que eles consideram que deve ser feito a seguir, pois, caso lhe falte um plano em mãos, através da dinâmica desse feedback e da ação conjunta baseada nele, há mais chances de acerto.

Passo 6.

Baseado no seu plano modificado, crie um novo cronograma de campanha com novas táticas e objetivos de curto prazo. Ao fazer isso, você terá que refletir bastante sobre o quanto as coisas mudaram devido ao seu empenho, e quais conseqüências dessa mudança se apresentam para a próxima fase da sua campanha. Pergunte-se:

-O meu público-alvo continua o mesmo ou mudou?

-Quem detém agora os meios para criar a mudança que desejo?

-Os ativistas envolvidos continuam os mesmos?

Dica!

Uma “Teoria da Mudança[*]” se refere a uma compreensão articulada de como as suas ações (protestos semanais, por exemplo) irão criar a mudança que você deseja. Todos em sua campanha devem saber o significado de uma teoria da mudança!

Passo 7.

Redefina sua liderança. Todos podem ser líderes caso estejam todos sendo coordenados e operando com uma estratégia e propósito em comum. Agora que você tem um objetivo de longo prazo, ofereça as ferramentas aos organizadores espalhados pelo país para levar essa visão de mudança adiante e trabalharem por conta própria.

Dica!

Aborde as pessoas mais competentes até o momento e peça-lhes para assumir uma função de liderança. Colocar essa medida em prática é vital para o crescimento no futuro; enquanto você expande em tamanho e escopo, você precisará de ajuda para administrar a organização.

Passo 8.

Resuma sua história de sucesso em um vídeo e em um artigo de blog. Use a cobertura de eventos passados ou imagens que representam melhor a sua causa, edite um vídeo curto (de 2 a 3 minutos) que mostre o que vocês concluíram até o momento. Isso dá as pessoas os parâmetros para saber do que se trata a sua organização, das suas capacidades, e atrairá novos membros. Lembre - se de chamar as pessoas para agir, que você deve ter definido quando se decidiu por uma nova meta de longo prazo.

Passo 9.

O segundo dia do seu movimento é tão importante quanto o primeiro, e também deve ser tão bem planejado quanto.

[*] Uma Teoria de Mudança é uma abordagem para ajudar a esclarecer quais mudanças uma organização almeja para a sociedade, como se pretende atingir esses objetivos, e quais questões e pressupostos estão sendo considerados.

Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...