quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Como Evitar Problemas Técnicos em Palestras


Por Andy Goodman

Mesmo tendo uma apresentação que foi feita sob medida para uma audiência e estando preparado para apresentá-la com entusiasmo e proficiência, você pode por tudo a perder por causa de alguns detalhes que possam passar despercebidos.

Alguns requisitos minímos a serem cumpridos são que consigam ouvir a sua voz, ver os seus slides sem ter que forçar a vista. Caso o público tenha que fazer anotações, se espera no minímo uma prancheta para tal. E as pessoas preferem que a temperatura do ambiente não esteja nem quente e nem fria demais.

Já que os equipamentos audiovisuais, tipos de auditórios, e a sagacidade de planejar eventos de seus anfitriões irão variar de local para local, cabe a você acertar préviamente todos os detalhes que irão garantir uma apresentação agradável e profissional.

Layout do auditório

Se você quer que os ouvintes fiquem em mesas e virados para frente, peça por algo ao “estilo sala de aula.” Se você planeja dividir os ouvintes em grupos menores de discussão, mesas redondas são a escolha certa, e essas possuem suporte para se fazer anotações. E se fazer anotações não for essencial e caso prefira ter os ouvintes em um local com uma atmosfera mais informal, então peça por algo ao “estilo teatro.” (isto é, fileiras paralelas compostas somente por cadeiras.)

Luz e Som

Ambientes com um sistema de iluminação que não pode ser controlado ou janelas sem persianas podem arruinar uma apresentação que se baseia em projeções visuais. Se você usa o PowerPoint, pergunte ao organizador se (a) o projetor LCD é potente o suficiente para sobressair a qualquer nível de luz, ou (b) se as luzes podem ser diminuídas para viabilizar o uso do PowerPoint. Ao Perguntar antecipadamente, você dá ao organizador tempo hábil para mudar o local da sua apresentação, se necessário, ou assegurar que o equipamento correto esteja disponível.

Da mesma forma, quando for pedir um aparelho de som, especifique antecipadamente (a) se você quer um microfone com pedestal ou um microfone de lapela, (b) se você precisa de um microfone para as perguntas do auditório, e (c) se os organizadores possuem alguma alternativa caso os microfones principais parem de funcionar ou dêem algum tipo de problema.

Plano B

Tenha sempre um plano B a disposição, especialmente se for usar o PowerPoint. Se você estiver levando a apresentação no seu notebook, tenha uma cópia em CD ou em um pendrive. Se você enviou a sua apresentação antecipadamente, ainda assim é válido levar consigo uma cópia extra para se precaver caso a cópia seja corrompida durante a tranferência ou caso haja alguma incompatibilidade com o sistema disponível.

Em um evento que ocorra um total colapso tecnológico esteja preparado para prosseguir sem qualquer apoio de slides. Lembre-se: O público foi para ver você, e não os seus slides, quando uma lampada queima de repente ou um computador pifa, o show deve continuar!

Saiba o essencial sobre os projetores LCD

Depois de gastar horas montando sua apresentação de PowerPoint, você quer imagens claras e nítidas na tela na hora da apresentação. Mesmo quando as luzes do auditório permanecerem acesas ou a luz do dia estiver entrando no recinto, um projetor potente pode produzir as imagens que você deseja.

Nos projetores LCD, a potência é medida em lumens (i.e., saída de luz). O projetor típico que a maioria das organizações utiliza tem em torno de 1,200 lumens, o qual é adequado para um público de 30 a 40 pessoas. Quando você estiver se apresentando para uma platéia de 100 pessoas ou mais será preciso um projetor de no minímo 2,500 lumens e uma tela de 3 metros de altura por 3 metros de largura.

Locais como hotéis e centros de conferências, muitas vezes têm projetores com mais de 2,500 lumens, geralmente eles possuem configurações de dupla afixação para ambientes projetados para grandes audiências. Não é raro, porém, encontrar situações em que um palestrante leve o seu próprio projetor portátil para se apresentar em um grande hotel e não ter que pagar a taxa de aluguel do equipamento. Não deixe esse detalhe ao acaso: Antes de chegar no local, fale com o organizador do evento e verifique se você tem a quantidade certa de lumens disponível para você.

Como você é apresentado

Sua introdução é o início de tudo. E não deve ser um elemento a parte completamene fora do seu controle. Isso tendo em vista que os primeiros segundos da sua exposição são fundamentais para capturar a atenção da platéia, e que a última coisa que você deseja é gastar o seu tempo para esclarecer o que o apresentador disse sobre você.

Então gaste alguns minutos para escrever uma introdução de 30 segundos que possa ser lida na íntegra ou rapidamente ajustada para qualquer situação. Esse pequeno investimento do seu tempo pode lhe poupar da situação de ter que corrigir a forma de pronunciar o seu nome, o seu título (bacharel, mestre, doutor, PhD etc.) ou repudiar qualquer uma das inúmeras coisas que os apresentadores podem ter entendido de maneira errada.

Material Informativo

A duração, complexidade, e a qualidade do material informativo geralmente depende das apresentações que as acompanham, tanto quanto o tempo (e dinheiro) que o palestrante teve para elaborá-los.

Dê a alguém um material informativo e esse alguém irá lê-lo – se não for logo no momento em que lhe foi entregue será no momento em que começar a se sentir entediado. Mesmo que você ateste explicitamente, “é desnecessário ler este folheto nas próximas horas,” é certo que ninguém estará prestando atenção as suas instruções por já estarem lendo o material préviamente distribuído. Isso é da natureza humana e não há nada que se possa fazer para mudar isso.

Então sempre que possível, distribua o material informativo apenas no fim da palestra, e os elabore para servirem de sumário dos pontos principais. Proceder dessa forma o ajuda a manter o foco da platéia em você e fornece a eles poucas chances de se distraírem. Se lhe perguntarem se haverá distribuição de material informativo durante a sua palestra, distribua-a o mais tarde possível. E caso os organizadores insistam para que você envie o material informativo com antecedência para que possam disponibilizá-los nos notebooks da conferência, apenas diga, “Pode deixar, eu mesmo me encarrego disso.”

Se Preparando para Painéis

Quando os organizadores agendam conferências, na maioria das vezes eles fazem um mero exercicío de preencher espaços vazios. Pegam um assunto, encontram três especialistas com pontos de vista distintos, e escolhem um mediador/coordenador para manter o foco no assunto principal além de manter o trem nos trilhos. Organizadores mais experientes irão combinar com os mediadores/coordenadores e painelistas para tratarem entre si do planejamento da sessão, mas não é difícil para um painelista entrar em um encontro sabendo apenas o nome da sessão e de outras pessoas que irão dividir o palco.

Apresentadores experientes, no entanto, serão pró-ativos e farão as ligações telefônicas necessárias aos responsáveis pela conferência para garantir um nível aceitável de preparação.

Jamais deixe a preparação ao acaso, sempre fale com os outros painelistas para ter certeza que eu não estará duplicando o material deles. E caso lhe peçam para enviar um resumo de seus comentários e observações para sua aparição no painél seguinte, diga: “Eu não posso lhe enviar nenhuma resenha até saber onde você quer chegar e o que deseja.”

Caso lhe subtraíam quinze minutos para os quais você se preparou cuidadosamente lhe restando apenas 5 minutos [porque o painelista anterior a sua vez ultrapassou o tempo estipulado], e o mediador lhe peça gentilmente para ser breve e ajudar para que a sessão cumpra o horário programado. O que você faz?

Uma saída é reajustar o tempo que você iria gastar em cada ponto chave, isso pode ser feito diminuindo a quantidade de detalhe usado para descrever cada ponto chave. Assim você consegue se livrar da solução mais óbvia que seria escolher um único ponto em detrimento dos demais.

Avaliações

Nada irá melhorar sua performance mais do que o feedback, e formulários de avaliação são as ferramentas mais comuns entre palestrantes. Muitas organizações que lhe convidam para palestrar irão providenciar formulários para o público, e nesses casos, está por sua conta pedir uma cópia dos resultados para os organizadores depois do evento. (É improvável que um organizador de conferência se recuse a compartilhá-lhas, e em muitos casos eles providenciarão antes mesmo que você peça.)

Quando os organizadores não cobrirem esse aspecto – uma pergunta a ser incluída na sua sondagem do evento – leve seu próprio formulário de avaliação. O público é notávelmente impaciente com formulários longos, especialmente quando desejam sair para outra sessão, logo mantenha o questionário curto.

Providencie questões de multipla escolha que possam ser marcadas rapidamente, e também inclua uma questão aberta (Como essa apresentação pode melhorar?) que irá permiti-los oferecer um feedback que não foi previsto na multipla escolha. Distribua o formulário no início da palestra. Isso reforça a mensagem que você está interessado na opinião do seu público, condicione os membros da platéia a pensar criticamente sobre a sua apresentação, e prepare-os para dispor de alguns minutos no final para que coloquem seus pensamentos no papel. Não dói nem um pouco para o público saber que você tem confiança o suficiente para saber da opinião deles a respeito do seu trabalho.

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