segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Como Planejar uma Palestra - Parte 2


Por Andy Goodman

Independente do número de pessoas para as quais você se apresenta, sejam 5 ou 500, um princípio sobre o público permanece constante: Os níveis de atenção estarão no seu ponto mais alto no ínicio e no fim da palestra.

No ínicio da palestra quando ocupamos nossos lugares na platéia estamos curiosos sobre o tema, o palestrante e se o tempo que estamos investindo ao comparecer a palestra terá valido a pena. E mesmo as pessoas morrendo de sono irão despertar e olhar para o palestrante quando ouvirem dele as seguintes palavras mágicas “Então para concluir...”

Uma vez que o conteúdo de sua apresentação já esteja definido e ordenado, concentre-se na introdução. Essa é a sua oportunidade de capturar a atenção do público, direcioná-la para o tema da palestra, e começar a pavimentar o caminho que levará todos a linha de chegada.

Introduções: Vá direto ao ponto

Algumas técnicas de introdução incluem:

Contar uma história que ilustra o tema de sua palestra.

Perguntar aos membros da platéia quais são as suas impressões sobre o tema que será abordado na palestra.

Mostrar uma estatística convincente.

Mostrar uma imagem que cumpre a promessa de “valer por mil palavras.”

Lembre-se no entanto de que ir direto ao ponto não lhe exime de cumprir as regras de etiqueta básica. Após ter capturado a atenção do público, é recomendável gastar uns minutos para agradecer as pessoas que lhe convidaram, avisar qualquer regra pré-estabelecida pela sessão (isto é, quando é apropriado fazer perguntas), e dar quaisquer informações extras que tenham sido omitidas caso a introdução tenha sido feita por terceiros. É bom frisar que mesmo isso sendo uma questão de boa etiqueta, você continua desfrutando da boa vontade do público conquistada graças a forma como você iniciou o seu discurso.

Observação:

Usar a seguinte frase acaba imediatamente com qualquer interesse prévio ou curiosidade do público: “Olá, meu nome é ___________, e hoje eu vou falar sobre ___________.”

Seja criativo, use frases que tenham algum impacto ou deixem o público atento, algo como: “Boa tarde a todos. Peguem um pedaço de papel e um lápis. Vocês terão muito o que anotar hoje.”

Diga ao público qual é o tempo de duração da palestra

Isso demonstra que você dá valor ao tempo que o público investiu para lhe prestigiar e que pretende usar esse tempo produtivamente.

Encerramento

O encerramento é a sua chance de consolidar o que o público aprendeu e inspirá-los a colocar o novo conhecimento adquirido em prática.

Com o aumento dos níveis de atenção do público no final da palestra é hora de (1) apresentar um sumário dos pontos principais, (2) fazer uma abertura para perguntas do auditório, e então (3) lançar as palavras finais para o encerramento, as quais se diferenciam distintamente do sumário.

1. O sumário

Se trata de uma breve recapitulação dos pontos principais e um reforço da sua mensagem central.

2. Perguntas do auditório

Ao final de uma sessão sempre se espera que haja perguntas feitas pelo público, nesse caso seguem algumas técnicas que podem tornar esse momento mais produtivo:

Aposente a frase “Alguém quer fazer alguma pergunta?” e seus similares. Essa é a pior frase que alguém pode proferir na ocasião, ao invés disso diga algo como: “Hoje eu ensinei a vocês algumas técnicas. Se vocês fossem aplicá-las amanhã, em que partes vocês teriam alguma insegurança ou dúvida? Que receios vocês tem” Isso estimula os participantes a falar, quebra o gelo, e inicia o fluxo de perguntas. Ter questões prontas para disparar na platéia [duas ou três perguntas provocativas] ajuda a motivá-los a falar.

Se prepare para as perguntas do público assim como se preparou para outras partes da palestra. Antecipe as perguntas que podem surgir e tenha uma resposta pronta para cada uma. Uma boa prática é saber o que dizer e como dizer. Escreva as respostas antecipando as prováveis perguntas. Não é necessário ter um script a mão, mas o processo da escrita lhe ajudará a encontrar a melhor forma de se expressar.

Ensine o público a formular melhor suas perguntas. As perguntas mais interessantes são aquelas cuja resposta pode beneficiar a maior parte da platéia, portanto generalize sua resposta caso necessário ou até mesmo reformule e/ou redirecione a pergunta que lhe foi feita para que atenda a esse princípio.

Reformule qualquer pergunta hostil que lhe façam. Caso você esteja ministrando uma palestra sobre a redução da maioridade penal e lhe perguntem “porque você odeia os pobres e negros?” você dirá [para o público], “Acabaram de me perguntar aqui porque eu me posiciono a favor das vitímas de homícidas ao invés de estimular a bandidagem e a razão para isso é (...)” Ouça a pergunta, ignore a provocação. O objetivo do provocador é arrancar uma reação emocional de você lhe tirando do sério, pois ele sabe que essa é a forma mais eficaz de lhe tirar a credibilidade.

E finalmente o mais importante de tudo, termine sua apresentação com uma frase de encerramento. Quem desobedece a essa máxima comete o erro de fechar a apresentação com as perguntas feitas pelo público, sendo que esta é a parte mais entediante de qualquer apresentação. Algumas pessoas irão perguntar coisas relevantes e outras não, até os palestrantes mais experientes conseguem perceber os níveis de atenção se esvaindo durante uma sessão de perguntas e respostas mal sucedida. E é por isso que é bom se preparar para uma frase de encerramento que será a última coisa que a platéia ouvirá do que ter o seguinte quadro: “Alguém tem mais alguma pergunta?” (Silêncio.) “Alguém tem mais alguma pergunta?” (Alguém tosse.) “Obrigado.” (Aplausos educados como prêmio de consolação.)

3. Encerramento: As palavras finais

O público deseja que você olhe fixamente nos olhos deles ao deixar sua mensagem final. Essa é a sua oportunidade de contar uma última história, reforçar a sua mensagem o mais eloquentemente possível (citar alguma personalidade admirável se for apropriado), ou contemplar uma visão de futuro inspiradora. Acima de tudo essa é a hora em que você dirá de forma assertiva o que espera que eles façam com toda a informação que acabaram de receber ou com as habilidades que adquiriram. Resumidamente, faça um apelo à ação para que se mobilizem em torno de algo.

Administre o Tempo

Uma hora bem elaborada é uma sequência planejada de elementos que capturam a atenção do público, destaca os pontos principais de maneira clara e de forma organizada, proporciona oportunidades de se engajar, aprender, sintetizar, reforçar o que foi dito, e enviar o público de forma apropriada – para a próxima palestra, a próxima sessão, ou para as suas respectivas rotinas diárias.

Essa não é a única forma de planejar a sua apresentação, porém esse esquema pode servir como um lembrete de todos os detalhes que você deve considerar ao elaborar a sua próxima apresentação e planejar como irá conduzir o público na jornada de A para B.

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