terça-feira, 29 de abril de 2014

Como Organizar uma Demonstração


Uma demonstração pode ser uma tática efetiva de ativismo caso seja bem organizada, tenha um bom número de participantes, tenha uma mensagem convincente e tenha uma cobertura midiática satisfatória.

Quando e onde fazer demonstrações
Certifique-se de que você tem um caso convincente de enviesamento midiático – acusações infundadas servem apenas para deslegitimizar a sua causa assim como futuras tentativas de reformas na mídia. Também se certifique que todas as outras alternativas se esgotaram ou seja ligações, cartas e reuniões [Leia Como se Comunicar com Jornalistas] não funcionaram. O melhor lugar para fazer a demonstração é em frente ao próprio veículo de comunicação. Escolha um dia que seja conveniente para maioria dos ativistas comparecer, e um horário em que a maior parte dos funcionários do veículo de comunicação possam observar a manifestação (por exemplo, de manhã no horário de entrada para o expediente, no horário do almoço, no horário de saída do trabalho).

Publicidade
Procure divulgar a sua demonstração com uma semana de antecedência no mínimo. Use flyers, fóruns, boletins, rádios e jornais locais para divulgar sua manifestação. Deixe outros grupos que defendem causas correlatas ou idênticas a par da manifestação. Inclua nos flyers um nome, um número e e-mail para informações sobre mudanças de última hora.

Faixas, cartazes e placas
Extraia a essência da sua causa e recomendações em poucas frases e slogans. Maioria dos transeuntes não tem tempo ou não estão propensos a conversar com os manifestantes, então é importante que seus cartazes chamem a atenção deles e transmitam a mensagem. Uma vez que você tenha chamado a atenção deles, despertado o interesse ou curiosidade, eles estarão mais receptivos a receber e ler os panfletos e outras informações.

Imprima panfletos e material informativo
Certifique-se de contactar a imprensa com antecedência para que sua manifestação seja noticiada. Prepare uma documentação detalhada do seu caso (por exemplo, cópia de artigos, cartas ao editor, e as respostas fornecidas pelo editor), junto com algumas recomendações (por exemplo, um pedido público de desculpas do diretor, uma representatividade maior das vozes destoantes do discurso esquerdista). Inclua também uma folha de rosto que resuma os pontos principais do seu protesto [Distribua a folha de rosto também em forma avulsa]. Lembre-se: Deixe o impresso com as informações essenciais [evite os exessos] e garanta que suas exigências estejam apoiadas em evidências sólidas. Distribua o material informativo aos transeuntes.

Slogans e palavras de ordem
Para chamar a atenção para a sua demonstração, você pode entoar slogans contagiantes. Evite soar agressivo – pense na impressão que você está deixando nos alvos da sua demonstração e nos transeuntes. Use a linguagem cotidiana para fazer suas críticas, isso possibilita que o maior número de pessoas possível concorde com você. Apresente-se como uma pessoa rázoavel e de princípios. Lembre-se que você luta contra a volta da censura e pelo fim do discurso único na mídia.

Outros detalhes
Você deve escolher os ativistas mais bem articulados do seu grupo, pode ser um ou dois, para servirem de portavozes quando a mídia procurar por entrevistas. Seja claro ao dizer do que se trata a sua mensagem principal e certifique-se de que todos que possam ser entrevistados sejam capazes de enfatizá-la. Se você planejou uma demostração de grandes proporções, é recomendado possuir um número maior de portavozes, carro de som e megafones, um palanque, um número maior de panfletos e materiais informativos impressos para distribuição, transporte para levar os manifestantes ao evento, etc.

Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...