quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dicas de Segurança e Medidas Defensivas


Por Rafay Baloch

Neste artigo você irá aprender os passos necessários para se proteger de hackers e crackers.

Password Hacking
Advinhando a senha –
Para evitar que descubram a sua senha, fuja da tentação de usar uma senha óbvia como a sua data de nascimento, nome do seu pai etc.

Advinhando a resposta secreta –
Tenha uma resposta secreta complexa. Por exemplo, se a sua pergunta secreta é “Onde a sua mãe nasceu?” caso o hacker ou cracker possuam alguma informação sobre você, eles irão descobrir facilmente sua resposta secreta. É recomendado ter uma resposta secreta extremamente complicada.

Engenharia Social –
A engenharia social é difícil de ser evitada, mas há diversos métodos para evitá-la.

1. Jamais forneça sua senha ou qualquer informação pessoal a qualquer representante de uma empresa a não ser que você já tenha confirmado seguramente a identidade dele(a).

2. Funcionários de empresas como o Google, youtube, Hotmail e etc nunca irão pedir sua senha.

3. Nunca presuma que uma ligação que aparenta ter sido feita por uma organização seja verdadeira.

4. Se você tem dúvidas da veracidade de um e-mail, entre em contato com a empresa para confirmar a origem do e-mail.

Phishing –
Praticamente 80% das contas de e-mail são hackeadas por esse método, os passos listados abaixo lhe ajudarão a se previnir do phishing.

1. Para usuários do Internet Explorer é recomendado o uso do Phishing filter, que alertará toda vez que você se deparar com uma página de login falsa ou um Phisher site. Clique aqui para baixar um phishing filter.

2. O Secure login [recomendado para usuários do Firefox] ignora automaticamente as páginas falsas lhe protegendo assim de todos os tipos de Phishing Attacks.

3. Certifique-se que está em uma página segura conferindo se há “https” no início da URL e se o ícone do cadeado aparece no navegador.

4. Sites como paypal, Alertpay, Money Bookers irão sempre lhe chamar pelo seu nome ao invés de usar “Dear Paypal user”, “Dear Valued customer” ou outras coisas do genêro.

Aqui estão algumas frases que entregam que uma mensagem de e-mail na verdade se trata de phishing.

1. Verifique ou atualize sua conta.

2. Você ganhou na loteria.

3. Se você não responder ou atualizar as suas informações sua conta será encerrada em 24 horas.

Manipulação de Link –
Sempre confira a url da página antes de logar para evitar ser vítima desse golpe.

Por exemplo, se você vai se logar no facebook confira primeiro a url do site. A url de um golpista pode se parecer com www.facebok.com ou www.facebuk.com ou qualquer coisa nesse estilo. Como alternativa você pode usar o Phishing filter ou o Secure logging para se proteger do golpe da manipulação de link.

Desktop Phishing –
Para evitar ser vítima desse golpe é recomendado usar um programa chamado Macros. Pois como se sabe no Desktop Phishing os hackers substituem o Windows/System32/drivers/etc/hosts

O Macros protege os seus arquivos host, previnindo que você seja vítima do golpe do desktop phishing.

Tabnabbing –
O jeito mais fácil de evitar o tabnabbing é usar o secure login e o Phishing filter do firefox.

Keylogging –
Keylogging é fácil de evitar caso você tenha um bom anti-vírus instalado. No entanto hackers habilidosos usam métodos como Crypting, Hexing, Filepumping e etc para que os anti-vírus tenham dificuldade de detectá-lo. Assim sendo, o anti-vírus sozinho não te protejerá do keylogging, você precisará de um bom programa anti-spyware como o Spyware cease. Você pode usar também programas anti-logging como o Zemana antilogger. Para usuários do Firefox é recomendado o uso do Keyscrambler. Keyscrambler é um programa anti-logging único que criptografa o que é digitado antes de ser processado pelo sistema operacional, assim o hacker será incapaz de descobrir o que realmente foi digitado por você.

Password Cracking

Força Bruta and Rainbow tables –
Ataques de Força Bruta e Rainbow tables podem ser evitados com o uso de senhas longas e fortes. Uma senha robusta contém letras em caixa alta e baixa, números e caractéres especiais. No entanto há o site www.strongpasswordgenerator.com que gera automaticamente senhas robustas pra você.

Ataque de Dicionário –
Para evitar ataquede dicionário evite usar senhas que estejam contidas em dicionários como imortal, dinheiro, livro e etc.

Windows Hacking
Netbios Hacking -
Para manter o seu computador a salvo da invasão por Netbios certifique-se que o compartilhamento de arquivos e impressora estejam desativados. No windows vista o compartilhamento de arquivos e impressora vem desativado por pré-definição, mas no windows xp você precisa desabilitá-lo manualmente.

Siga as instruções abaixo para proteger o seu computador da invasão por Netbios:

1. Vá em IniciarPainel de ControleConexões de Internet

2. Dê um Clique Duplo na conexão ativa

3. Clique em Propriedades

4. Desmarque a opção “compartilhamento de arquivos e impressoras para redes.”

Wireless Hacking
ARP Poisoning Attack -
Arpon (Arp Handler Inspection) é um daemon manipulador portável com bons recursos para lidar com os ARP Poisoning atacks. Você também precisará de um bom firewall como o zonealarm e o commodo. Desses dois o commodo é a melhor opção porque funciona melhor contra ARP attacks. O ARP protection vem desabilitado por pré-definição no firewall do commodo, para habilitá-lo clique em Firewall na barra de cima e clique em Advanced Buttom no painel esquerdo. Vá em attack detection settings e selecione “Protect The Arp Cache.”

Packet Sniffing -
Para se resguardar do packet sniffing attack certifique-se que você utiliza Criptografia SSL. Se a Criptografia SSL estiver habilitada toda url começará com https:// ao invés de http://

Website Hacking
SQL Injection -
SQL Injection só é possível se os formulários do seu site aceitam caractéres especiais. Logo, o melhor jeito de se previnir desses ataques é desabilitar espaços e caractéres especiais.

Cross Site Scripting -
O Cross Site Scripting pode ser evitado com os seguintes passos:

1. Codifique a saída baseado nos parâmetros de entrada.

2. Filtre parâmetros de entrada para os caractéres especiais.

3. Filtre a saída baseado nos parâmetros de entrada para caractéres especiais.

Remote File Inclusion -
O Remote Inclusion attack pode ser evitado desabilitando register_globals e allow_url_open no arquivo php.ini do seu servidor.

Local File Inclusion -
Local File Inclusion attacks podem ser evitados com boas práticas de codificação e desabilitando o upload de qualquer script para o seu servidor.

DDOS Attacks -
Realmente é difícil evitar um ataque DDOS[*][**], gigantes da web como google, yahoo e twitter foram vítimas desses ataques. Recomenda-se procurar por serviços de empresas que possam ajudá-lo a lidar com esses ataques.

Malware e Rats
O jeito mais fácil de evitar ser infectado com malware é instalar um bom anti-vírus e um bom firewall. Em computadores de configuração baixa utilize anti-vírus como Avira ou AVG e para computadores de configuração alta use anti-vírus como Norton, Kaspersky ou Mcafee.

Início

Um comentário:

  1. Bom dia,

    vi que seu site oferece arquivos para baixar. O http://Minhateca.com.br é um site de armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço ILIMITADO e totalmente gratuito! Sem tempo de espera ou qualquer restrição, download ilimitado e super rápido - 100% GRATIS! Porque não usa nosso site para hospedar os arquivos do seu site?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...